quinta-feira, 12 de julho de 2012

A Rússia Czarista

            Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.

Os camponeses compunham cerca de 80% da população e viviam, em sua grande parte, como servos, devendo a seus senhores uma série de pesadas obrigações. Analfabetos em sua imensa maioria eram eles também os mais atingidos pelas doenças e pelas crises de fome que assolavam o país com frequência.
            Os camponeses reagiram à servidão promovendo revoltas. Entre os séculos XVII e XIX ocorreram várias rebeliões camponesas na Rússia; a maior delas foi a Rebelião Pugatchev, que contou com a participação de milhares de camponeses e só foi derrotada pelo exército czarista depois de muita luta.
A servidão só foi abolida em 1861. Mas mesmo assim nem todos os camponeses tinham direito a terra. Por isso muitos deixaram o campo e foram para a cidade em busca de uma vida melhor.
A modernização Russa

Na segunda metade do século XIX, a Rússia começou a se modernizar, começando assim a explorar o petróleo, a produzir aço, construir ferrovias e visar o crescimento das cidades. Isso começou a ser feito graças à mão de obra farta e barata, empréstimos estrangeiros. O capitalismo russo continuou desenvolvendo-se e surgiram centros industriais em São Petersburgo, Moscou e Kiev.

Socialismo, Comunismo e Anarquismo

Doutrinas sociais = Denominam-se as doutrinas sociais aquelas que buscam o benefício igual de todos os indivíduos da sociedade, excluindo o benefício maior de qualquer grupo ou subgrupo social.

Socialismo = Sociedade igualitária regida por um Estado.

Comunismo = Sociedade igualitária, porém sem nenhum tipo de governo.

Anarquismo = Destruição total do Estado e implantação imediata do Socialismo.

O Partido Operário Social-Democrata Russo

Todos os oposicionistas da época agiram de forma clandestina, e se fossem descobertos seriam condenados à morte.
Influenciados por ideias marxistas(de Karl Marx), intelectuais e operários russos organizaram vários agrupamentos políticos, que se juntaram em 1898 para formar o Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR). Esse partido foi duramente perseguido e logo desmantelado pela polícia do czar, que prendeu vários de seus membros. Seus principais líderes, porém, Vladímir Ulianov (conhecido como Lenin) e Liev Bronstein (conhecido como Trótski), deixaram a Rússia e voltaram a se organizar no exterior.
Havia, no entanto, divergências internas no Partido Operário que os levaram a se dividir em dois grupos: os bolcheviques (“maioria”, em russo) e os mencheviques (“minoria”, em russo).

A rebelião popular de 1905

Em um domingo de 1905, operários em greve, acompanhados por suas famílias, caminharam desarmados pelas ruas de São Petersburgo cobertas de neve em direção ao Palácio do Inverno, sede do governo czarista, com um abaixo-assinado em que reivindicavam melhores condições de vida e a convocação de uma Assembléia Constituinte.

O czar reagiu ordenando a seus soldados que atirassem contra a multidão à queima-roupa. Mais de mil manifestantes foram mortos e perto de 5 mil saíram feridos. O fato ficou conhecido como Domingo Sangrento.

O governo provisório

O líder bolchevique Lênin, que estava exilado, retornou à Rússia em abril de 1917 e passou a defender a derrubada do governo provisório, a retirada da Rússia da guerra e a repartição de terras entre os camponeses. Os lemas defendidos por Lênin eram: “Todo o poder aos sovietes” e “Paz, terra e pão”. Com o agravamento da situação social, provocada pela permanência da Rússia na guerra, as ideias de Lênin foram ganhando cada vez mais força entre a população.

Outubro de 1917 – Sovietes, liderado por Trótsky ataca o Palácio de Inverno. Bocheviques tomam o poder.

Sovietes = conselhos de operários, camponeses e soldados.

 A Rússia saiu da I Guerra Mundial, pois possuía:

§  Táticas antigas.

§  Comando ineficiente.

§  Pouca aparelhagem.

§  Abastecimento precário.

O governo de Lênin e a guerra civil

O governo bolchevique liderado por Lênin adotou várias medidas de grande repercussão social:

·        Propôs a paz aos alemães: em 3 de março de 1918, a Rússia saía da guerra, assinando com a Alemanha o Tratado de Brest-Litovsk;

·        Confiscou as terras da família real, dos nobres e da Igreja ortodoxa, distribuindo-as entre os camponeses;

·        Estatizou a economia: indústrias, bancos e estradas de ferro passaram a ser dirigidas pelo governo russo.

A guerra civil

Essas medidas bolcheviques provocaram a reação dos chamados russos brancos (monarquistas, mencheviques e liberais). Teve início, então uma sangrenta guerra civil que se estendeu por três anos (1918-1921). De um lado, estava o Exército Branco ajudado por potências capitalistas (Inglaterra, Estados Unidos e Japão), que temiam a expansão do comunismo; de outro o Exército Vermelho, comandado por Liev Trótski, defensor da Revolução.

Durante essa guerra civil, o governo bolchevique radicalizou suas posições:

Þ   Adotou o comunismo de guerra, ou seja, manteve rígido controle sobre a produção industrial e agrícola e o comércio;

Þ   Criou tribunais que condenavam sem julgamento todos aqueles que eram considerados inimigos da Revolução (o czar e sua família foram condenados e mortos).

 A NEP: Nova Política Econômica

Para enfrentar essa situação de penúria, o governo bolchevique, liderado por Lênin, procurou ativar a economia, adotando medidas capitalistas ao lado das socialistas. Era a Nova Política Econômica, conhecida como NEP, que:

o   Permitiu aos camponeses vender o excedente de suas colheitas no mercado interno;

o   Incentivou a formação de pequenas e médias indústrias;

o   Permitiu que os capitais estrangeiros entrassem no país sob a forma de empréstimos e investimentos.

     Em dezembro de 1922, um grande congresso reunindo os diferentes povos que habitavam o território russo fundou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Formou-se um governo composto por representantes das várias repúblicas, sendo a Rússia a principal delas.
 A disputa entre Stálin e Trótski

Em 1924 Lênin morre.
           O ideal trotskista era o de uma revolução permanente. Já Stálin pensava de outra maneira. Seu lema era: “O socialismo em um único país”, ou seja, ele julgava que, primeiramente, era necessário consolidar o socialismo na União Soviética para depois ajudar a fazer revolução socialista em outros países.


A ditadura stalinista

Vitorioso na disputa contra Trotski, Stálin estabeleceu uma ditadura pessoal na União Soviética, de 1929 até sua morte, em 1953. A sangrenta ditadura imposta por ele, conhecida como stalinismo, teve as seguintes características:

§  Sistema de partido único, portanto não admitia nenhum tipo de oposição;

§  Perseguição aos opositores;

§  Proibição das liberdades;

§  Planificação da economia de 5 em 5 anos.

          Capitalismo = Sistema econômico caracterizado pela propriedade privada dos meios de produção, divisão do trabalho e trabalho assalariado. Em todos os aspectos deste modelo prevalece o interesse pelo LUCRO.

2 comentários: