segunda-feira, 30 de julho de 2012

Primeira Revolução Industrial

            Imperialismo é o domínio de uma nação sobre a outra. Sempre o mais forte domina o mais fraco. A dominação pode ser militar, política, econômica e/ou cultural.

Quem tem grana tá controlando a política, isso no século XX, na Europa.
Revolução = mudança. Revolução industrial = mudança na indústria; mudança na forma de se produzir. Mudou a maneira de fazer as coisas. Antes tudo era feito à mão, depois a maioria das coisas começou a ser feitas por máquinas.
Na 1ª Revolução Industrial, mudou a forma de produzir as coisas, passando do trabalho feito à mão para o trabalho feito por máquinas. Já na 2ª Revolução Industrial, as máquinas foram aperfeiçoadas.
Foi descoberto o aço. O ferro já existia desde a 1ª, mas na 2ª o ferro foi aperfeiçoado e foi descoberto aço.
Foi inventado dínamo e surgiram os combustíveis, na 2ª Revolução industrial.
            Com essas mudanças surgidas depois da revolução, o capital começou a se concentrar na mão de uma pessoa só, ou em um pequeno grupo de pessoas. No Brasil, isso acontece; 50% do capital estão concentrados em 10% da população.

Formas de monopólio:

A ideia central de todas é: dominar o mercado.
·        Truste: empresas se associam com o objetivo de tentar dominar o mercado. Por exemplo, a Coca-Cola se associou com a Fanta, o Sprit, para se tornar uma grande potência industrial.
Associação de empresas, visando o monopólio.

·        Cartel: é ruim para o consumidor. Acordo entre as empresas para dominar o mercado. Exemplo, postos de gasolina. Eles se associam para manter o mesmo preço de uma mesma coisa.

·        Holding: diversas empresas se associam, formando outra.

        A África foi totalmente dominada pelos europeus, por isso, ela está desse jeito, vivendo na pobreza. A Europa pegou tudo que tinha lá, diamantes, ouros, tudo.
  A conferência de Berlim dividiu a África e a Ásia entre os europeus.
 Mas o Japão também queria participar da dominação de terras.
 Armas não são só objetos que matam não, por exemplo, o telégrafo pode ser considerado uma arma, pois ele foi usado para dominar o mercado.
 Nacionalismo: Patriotismo, preferência de tudo que é próprio da nação; amor, paixão pela nação. Amor extremo à tudo que é do país, tudo o quê é da pátria.
 No Brasil esse sentimento não é muito presente. Já nos Estados Unidos e nos países da Europa esse sentimento está muito presente.
 No início do século XIX, nas terras da atual Alemanha, havia diversos estados independentes que formavam a Confederação Germânica; seus principais estados eram a Prússia e a Áustria. Essa fragmentação política em vários estados era o maior obstáculo ao desenvolvimento do capitalismo na região. Ciente disso, o primeiro-ministro da Prússia, Otto Von Bismarck, empenhou-se na unificação alemã. Com mão de ferro, Bismarck modernizou o Exército, incentivou a indústria e mandou construir uma extensa linha férrea a fim de integrar o território alemão. Na política externa, Bismarck provocou e venceu uma guerra contra a França, alcançando com isso seu objetivo de unir todos os estados alemães. Ao final dessa guerra, os estados liderados pela Prússia formaram um novo país: o Império Alemão (1871). Derrotada na guerra, a França teve de ceder para a Alemanha a Alsácia-Lorena, região riquíssima em minério de ferro. 

    1° Guerra Mundial começa em 1914 e termina em 1918. A causa de ela ter ocorrido foi principalmente pelo imperialismo, o interesse do europeu de dominar a Ásia. 

Corrida armamentista= processo no qual países investem muitos de seus recursos na área militar, principalmente na fabricação de armas, objetivando a preparação para a guerra e a intimidação das nações rivais.
Antes de começar a guerra vários países se uniram para ficarem mais fortes. E a guerra começa quando o arquiduque austríaco é assassinado. Ele estava na Servia, tentando conquista-la.  Foram dois nacionalistas sérvios que assassinaram Francisco Ferdinando e sua mulher.

Motivos para a guerra acontecer:

·        Imperialismo;
      ·        Nacionalismo;
·        Corrida armamentista;
·        Fazer alianças;
·        O assassinato do príncipe Austríaco. (esse foi a gota d’agua)
             O principal motivo foi o imperialismo, porque se não fosse ele a guerra não teria acontecido.

A política de alianças

            Com o objetivo de unir forças e isolar rivais, as nações européias fizeram vários acordos e alianças entre si, de tal modo que, em 1907, a Europa estava dividida em dois blocos militares antagônicos: a Tríplice Aliança – formada por Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro – e a Tríplice Entente – formada por Reino Unido, França e Rússia.
Em 1915 a Itália mudou de lado, porque a Inglaterra prometeu dar a ela parte das colônias alemãs na África.
A Rússia saiu da Guerra antes do fim, pois estava esgotada por derrotas, assinado assim um tratado de paz com a Alemanha.

 As fases da guerra:

·        A guerra de movimento
·        A guerra de trincheiras
·        Uma nova guerra de movimento.

 O saldo trágico da primeira guerra:

·        De 8 a 13 milhões de mortes e 20 milhões de mutilados.
·        Os EUA propuseram a “ Paz sem vencedores” que fracassou.
·        Surgiram novos países e outros deixaram de existir.
·        Os EUA se tornaram a maior potência do mundo.
·        Surgiu o Tratado de Versalhes que:

Þ   Culpou a Alemanha pela Guerra;

Þ   Obrigou a Alemanha a devolver a Alsácia-Lorena;

Þ   Proibia aviação, tanques e submarinos na Alemanha;

Þ   Limitou o exército alemão a 100 mil soldados.

Þ   Obrigava a Alemanha a pagar uma indenização aos vencedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário