segunda-feira, 30 de julho de 2012

Guerra Fria

O mundo dividido

         A Guerra Fria constituiu em uma guerra não declarada entre os Estados Unidos e a União Soviética, na qual os dois lados usaram a propaganda para defender seus interesses, ajudar seus aliados e expandir suas áreas de influência.

Encontro entre os vencedores

Em fevereiro de 1945, antes mesmo do final da Segunda Guerra Mundial, três grandes líderes dos países vencedores – Roosevelt (Estados Unidos), Stálin (União Soviética) e Churchill (Inglaterra) – reuniram-se na Conferência de Ialta, na União Soviética, para discutir os rumos do mundo no pós-guerra. Na ocasião, ficou decidido que seria criada a Organização das Nações Unidas (ONU). Em julho do mesmo ano, após o final da guerra na Europa, os vencedores reuniram-se novamente na Conferência de Potsdam, na Alemanha.
           Nessa conferência, eles decidiram dividir a Alemanha e sua capital, Berlim, em quatro setores de ocupação: norte-americano, soviético, inglês e francês.

Organização das Nações Unidas

Ao final da Segunda, acentuou-se a preocupação com a paz mundial. Em 1945, representantes das cinqüenta nações, reunidos na Conferência de São Francisco, criaram a Organização das Nações Unidas (ONU), cujos objetivos principais são preservar a paz e a segurança no mundo, promover a cooperação internacional e incentivar o respeito aos direitos dos seres humanos e às liberdades individuais.
          Os seis principais órgãos da ONU são o Conselho de Segurança, a Assembleia Geral, o Secretariado, o Conselho Econômico e Social, o Conselho de Tutela e a Corte Internacional da Justiça.
         O Conselho de Segurança é responsável pela manutenção da paz e da segurança internacional e tem direito de intervir em qualquer disputa ou confronto entre dois ou mais países. É formado por 15 membros: dez eleitos para um período de dois anos, e cinco permanentes (Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e França).
         Os membros permanentes têm direito de veto sobre as decisões do Conselho.
         A Assembleia Geral é formada por todos os países-membros e tem como função debater temas relacionados à segurança, à paz e à justiça.
        O Secretariado, dirigido pelo secretário - geral, tem a função de administrar a ONU.
        Já o Conselho Econômico e Social é composto de vários órgãos especializados, como a Unesco – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, o Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância, a OMS – Organização Mundial da Saúde, o FMI – Fundo Monetário Internacional, o Bird – Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Banco Mundial), entre outros.


Um mundo bipolarizado

Em 1946, o líder inglês Winston Churchill fez um discurso que é considerado o marco inicial da Guerra Fria.
          Depois, Churchill afirmou que era preciso impedir, a qualquer custo, o avanço do comunismo soviético que dividia e opunha a Europa. A seguir, convocou o Ocidente para uma grande cruzada contra o comunismo soviético. No ano seguinte, o presidente norte-americano Harry Truman também se posicionou radicalmente contra a União Soviética, afirmando que os Estados Unidos ajudariam a combater o comunismo em todo o mundo com armas, soldados e dinheiro. Era a chamada Doutrina Truman, na qual os EUA se comprometia a prestar assistência a qualquer país onde se verificassem as ameaças comunistas. O mundo dividia-se, assim em dois blocos rivais e inconciliáveis. Daí dizer-se que, a partir de então, estabeleceu-se uma ordem internacional bipolarizada.

O plano Marshall

Enquanto isso, os partidos comunistas cresciam tanto no leste da Europa, quanto no oeste, em países como Itália, Alemanha Ocidental, Inglaterra e França. Alarmado com essa situação, o governo dos Estados Unidos pôs em prática um plano idealizado por seu secretário de Estado, o general George Marshall, cujo objetivo principal era o enfraquecimento do comunismo e o fortalecimento do capitalismo europeu.
           O Plano Marshall, anunciado pelo governo norte-americano em 1947, consistia em uma vasto programa de ajuda econômica aos países capitalistas da Europa mais atingidos pela Segunda Guerra Mundial.
           A União Soviética de Stálin respondeu em 1947, criando o Cominform – Agência Comunista de Informação, com o objetivo de coordenar o movimento comunista mundial.
          Nesse clima de alta tensão, EUA e União Soviética decidiram dividir o território alemão em dois países. Assim, em 1949 nasciam: a República Federal da Alemanha (Ocidental), de regime capitalista, com capital em Bonn, e a República Democrática Alemã (Oriental), de regime socialista, com a capital em Berlim Oriental. A cidade de Berlim também foi dividida em duas: Berlim Oriental (socialista) e Berlim Oriental (capitalista).
        Para impedir a fuga dos alemães orientais, em 1962 o governo da Alemanha comunista construiu o Muro de Berlim, separando fisicamente as duas partes da cidade, e fechou as fronteiras entre os dois países. (existiu por 28 anos, até 1989).

Otan    X    Pacto de Varsóvia

         De sua parte, em 1949, os Estados Unidos, o Canadá e vários países da Europa ocidental firmaram o tratado de criação da aliança militar denominada Otan – Organização do Tratado do Atlântico Norte. O acordo previa a ajuda mútua no caso de agressão por parte de uma força externa. O ataque a um dos países-membros da Otan seria considerado um ataque a todos.
Em resposta à criação da Otan, 1955, a União Soviética firmou com os países de sua esfera de influência o Pacto de Varsóvia, aliança militar destinada à segurança do bloco comunista.

Corrida armamentista

A competição entre os Estados Unidos e a União Soviética por áreas de influência e os interesses da lucrativa indústria bélica desencadearam uma corrida armamentista.

Guerra da Coreia

Um dos momentos mais “quentes” da Guerra Fria foi o envolvimento dos Estados Unidos e da União Soviética na Guerra da Coreia.
Depois de ser libertada da ocupação japonesa, em 1945, a Coreia foi ocupada por norte-americanos e soviéticos. Três anos depois, foi dividida em dois países: a Coreia do Norte, sob influência soviética, e a Coreia do Sul, sob influência norte-americana. A fronteira entre o Norte e o Sul, no entanto, era muito tensa, pois as duas Coreias queriam a reunificação sob seu comando.
Em 1950, a Coreia do Norte atacou a Coreia do Sul de surpresa. Os Estados Unidos, com o apoio da ONU, reagiram enviando tropas em apoio aos sul-coreanos. Os chineses tinham adotado o comunismo no ano anterior – entraram em defesa da Coreia do Norte. O conflito estendeu-se até 1953, quando foi assinado o Armistício de Panmunjon, que confirmou a divisão entre dois países: Coreia do Norte, comunista, e do Sul, capitalista.

Macarthismo

Tanto nos Estados Unidos como na União Soviética, as pessoas suspeitas de simpatizar com o país adversário eram perseguidas e duramente reprimidas. Umas até eram mortas. Esses atos violentos ficaram conhecidos como Macarthismo.

Coexistência pacífica e corrida espacial

Durante o governo de Krushev, teve início a coexistência pacífica, fase da Guerra Fria em que a disputa entre os Estados Unidos e a União Soviética deslocou-se do campo militar para o da ciência e tecnologia.
Na corrida espacial, a URSS saiu na frente. Em 1957 lançou dois satélites artificiais, o Sputnik 1 e o Sputnik 2 (que tinha a bordo uma cadela chamada Laika). Quatro anos depois, a URSS lançava a primeira nave pilotada por um ser humano: o russo Yuri Garárin.
Os norte-americanos redobraram, então, seus investimentos em pesquisa espacial. Em 20 de julho de 1969, viajando a bordo da nave Apolo 11, o astronauta norte-americano Neil Armstrong foi o primeiro a colocar o pé em solo lunar, onde fincou também a bandeira dos Estados Unidos. 

5 comentários:

  1. Oi, Nathália! Sou de 74. Durante os anos 80, ainda garoto, pude vivenciar um pouco do que foi a Guerra Fria através das notícias e de algumas coisas que diziam os professores mais atualizados. Foi legal vir aqui e encontrar o seu texto. Muito bom! Parabéns pela postagem e pelo blog! Abraço! Com tempo, venha ler e comentar O CÔNCAVO DA AXILIA DIREIRA DE ROSALMA http://jefhcardoso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. e a copia do meu livro escola kkdskkdkd

    ResponderExcluir