segunda-feira, 30 de julho de 2012

China Pré-Socialista


            Alguns movimentos foram feitos para tentar acabar o com imperialismo chinês, com a grande diferença social chinesa,mas não tiveram sucesso. Um desses movimentos foi o dos Boxers (que tinha como membros lutadores de lutas marciais), que tinha o objetivo de acabar com o império e implantar um governo popular, em que as potências do mundo não dominassem a China. Porém essa Revolução dos Boxers falhou.

Fim do Imperialismo

Deu-se graças ao Kuomintang (Partido Nacional do Povo), que foi fundado em 1900, pelo médico Sun Yat-sen, que estava disposto combater a dominação estrangeira e a corrupção na corte chinesa. E, em 1911, esse partido conseguiu derrubar o Império Chinês e proclamar uma república (governo do povo e para o povo).
O Kuomintang conseguiu tirar o imperador do poder, mas não mudou a estrutura social. A república, no entanto, foi implantada em uma pequena parte da China, em uma grande parte não foi, pois extensas áreas do território chinês ficaram nas mãos dos “senhores da guerra” (chefes militares que possuíam exércitos particulares e enorme poder local).

Ideias marxistas na China

O Mao Tsé-tung é um estudante e ele conhece o socialismo de Karl Marx e se apaixona, fundando um partido: o Partido Comunista Chinês, para implantar um governo socialista. Segundo Karl Max, a sociedade era regida pela luta de classes e quem era rico nunca ia ficar podre e que era podre nunca ia ficar rico, sociedade igualitária regida por um governo.
Mao Tsé-tung foi o primeiro homem a traduzir a obra de Karl Marx (O manifesto comunista) para o idioma chinês. Para alcançar o socialismo, segundo Karl Marx, é preciso haver uma revolução socialista, violenta, para tomar o governo.
Na época, Mao Tsé-tung se opõe à ideia do Kuomintang, sendo assim ele manda todos se juntarem para tirar o Kuomintang do governo. Era uma guerra civil. Guerra que foi vencida pelo Mao Tsé-tung.
Em 1949, Mao Tsé-tung implantou a República Popular da China, comunista.
Governo Mao

·        Estatização de grandes empresas
·        Expropriou e distribuiu terras aos camponeses
·        Aumentou a industrialização com a ajuda da URSS
·        Concedeu às mulheres os mesmos direitos dos homens

Animado com o crescimento da economia, o governo de Mao lançou, em 1958, o Grande Salto Para Frente: plano de desenvolvimento ambicioso que pretendia transformar a China em país desenvolvido no prazo de 15 anos, para provar que o socialismo muito bom, tomando o lugar dos Estados Unidos, a União Soviética. Mao Tse-tung, queria tonar a China a maior potência do mundo em termos espaciais, agrícolas, tecnológicos, militares. Para isso, o governo criou as Comunas Populares: comunidades autossuficientes formadas de 20 mil pessoas. Cada uma dessas comunidades devia produzir tudo do que precisasse: alimentos, roupas, calçados, ferramentas, além de ter seus próprios moinhos, lavanderias  comunitárias, postos de saúde, escolas, centrais elétricas etc.


A revolução Cultural Chinesa

Mao Tsé-tung proibiu tudo que vinhesse de fora da China. Ele fez o fechamento da China, proibindo a comercialização da China com qualquer país do mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário