domingo, 15 de julho de 2012

Rússia

           A Rússia é considerada um dos países com a maior diversidade de etnias convivendo no mesmo território. O grupo étnico russo representa 82% dos 140 milhões de habitantes do país. Os outros 18% são compostos de cerca de 100 grupos étnicos diferentes. Entre os grupos mais representativos estão ucranianos e bielo-russos (eslavos). Boa parte desses povos vive nas repúblicas autônomas.

Para garantir a estabilidade política nas repúblicas autônomas, além de fazer uso da força militar, o governo soviético tornou obrigatório o aprendizado e o uso da língua russa e passou a estimular a migração de russos para a grande parte daquelas repúblicas.
Na última década, porém, a unidade territorial da Rússia foi ameaçada pela insatisfação das minorias nacionais em relação à maneira como Moscou conduziu a política econômica do país. Durante esse período, houve piora na condição socioeconômica da população.
O descaso do poder central russo para com essas questões tem gerado revolta e propiciado o surgimento de grupos nacionalistas que reivindicam a independência das repúblicas autônomas. Alguns grupos agem pacificamente, fazendo apenas algumas manifestações; já outras são mais violentas e fazem guerrilhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário