terça-feira, 10 de julho de 2012

O verso e seus recursos musicais

            O procedimento de compor um texto em versos é chamado de versificação.


 Verso e estrofe

Estrofe é um agrupamento de versos. Quando um poema tem mais de uma estrofe, elas se separam visualmente por um espaço em branco.
            Cada estrofe apresenta um grupo de versos, ou seja, de linhas poéticas.
            Verso é uma sucessão de sílabas ou fonemas que formam uma unidade rítmica e melódica em geral correspondente a uma linha do poema.
            De acordo com o número de versos que apresentam, as estrofes recebem as seguintes denominações: dístico (2 versos); terceto (3); quadra ou quarteto (4); quintinha (5); sexteto ou sextilha (6); sétima ou septilha (7); oitava (8); nona (9); décima (10).
Métrica

É a medida dos versos, isto é, o número de sílabas poéticas apresentadas pelos versos. A divisão em sílabas poéticas se baseia na forma como a poesia é falada ou declamada e, por isso, nem sempre ela coincide com a divisão em sílabas gramaticais. Quando contamos o número de sílabas poéticas de um verso, fazemos sua escansão.
           De acordo com o número de sílabas poéticas que apresentam, os versos recebem as seguintes denominações: monossílabo (1 sílaba), dissílabo (2) redondilha menor (5), redondilha maior (7), decassílabo (10), alexandrino (12), etc.


Rima

A rima é um recurso musical baseado na semelhança sonora das palavras no final dos versos (rima externa) e, às vezes, no interior dos versos (rima interna).
           São chamadas de rimas interpoladas quando ocorre: ABBA. Quando o esquema é ABAB, as rimas são alternadas ou cruzadas; quando è AABB, as rimas são emparelhadas. Os versos que não apresentam rimas entre si são chamados de versos brancos.


Características do debate regrado

Þ   É um texto produzido oral ou coletivamente com a finalidade de que sejam conhecidos diferentes pontos de vista sobre um tema polêmico; para isso dois ou mais debatedores expõem sua opinião sobre o tema e tentam convencer os interlocutores com base em argumentos.
Þ   Os interlocutores são cidadãos em geral.

Þ   O debate pode ser veiculado pela fala, ao vivo, e por veículos eletrônicos como o rádio, a TV e a internet.

Þ   O tema são assuntos atuais e de interesse dos debatedores.

Þ   Predomina norma padrão da língua.

4 comentários:

  1. Bem, em minha opinião as explicações são ate que relativamente boas, mas falto a explicação de ritmo.
    E também seria bom ter um conceito um pouco mais concreto e complexo.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Gostei... vai me ajudar no meu trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Gostei... vai me ajudar no meu trabalho!

    ResponderExcluir
  4. gostei me ajudou bastante no meu trabalho...

    muiiito Booom :)

    ResponderExcluir