sábado, 14 de julho de 2012

A organização do espaço geográfico Europeu

        A Europa possui muitas indústrias multinacionais e um espaço geográfico intensamente humanizado.

 Indústria, energia e questão ambiental

         Há algumas florestas que estão localizadas perto de grandes centros industriais europeus, e que estão totalmente destruídas, em fator da emissão de dióxido de carbono e outros gases na atmosfera com água, formando a chuvas ácidas.
Indústria e urbanização na Europa desenvolvida

         Quando a industrialização urbana cresce, a população também tende a aumentar, pois muita gente vai da campa para a cidade em busca de emprego. A indústria gera emprego e isso é um fator de atração populacional. A Europa desenvolvida apresenta elevadíssimos índices de população urbana, chegando a ter mais de 90% de população urbana. Quanto maior a industrialização do país, maior a população urbana.
O aproveitamento do espaço agrário

         Pôlderes são áreas que são drenadas, dentro da Holanda, ou seja, a água do mar é retirada para desenvolver um solo que servirá para a agricultura. Os holandeses fazem isso por falta de solo. O vento gira os cata-ventos, que aciona as bombas para retirar e drenar a água do mar e formar solos férteis para a agricultura.
  Os transportes no espaço europeu

         O Eurotúnel é considerado uma magnífica obra de engenharia, porque ele passa por debaixo do mar, debaixo do canal da mancha. Esse túnel liga a Inglaterra à França, com uma extensão de 50,5km. O trem é altamente veloz, podendo alcançar os 300 km/h.
         Esse transporte é moderno, eficiente e barato. É mais barato pegar esse trem do que fazer a viagem de avião.

 A União Européia

Ao final da Segunda Guerra Mundial a Europa estava arrasada, com a economia arruinada. Com esse contexto, o EUA e a União Soviética resolveram ajudar a Europa. Os países que receberam ajuda da União Soviética ficaram socialistas, e os dos EUA ficaram capitalistas.
         Em 1951 a Alemanha e a França fizeram um acordo (o Tratado de Paris), com 6 países da Europa (Alemanha, França, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo, visando a união, para ajuda mútua. E isso gerou a criação da Ceca (comunidade europeia do carvão e do aço), que previa a livre circulação de ferro, carvão mineral e aço entre os países membros, visando dinamizar a indústria desses países, pois esses 3 produtos (ferro, carvão mineral e aço) são a base para movimentar a indústria. (Criação da União Européia, porém ainda com outra denominação).
         Em 1957, outro tratado foi assinado: o Tratado de Roma. A Ceca se transformou em CEE (comunidade econômica européia). Além da ampliação livre circulação de mercadorias e de pessoas e a criação do protecionismo agrícola (que impede a importação de mercadorias, aumentando os impostos sobre eles).
         Em 1973, a Dinamarca, o Reino Unido e a Irlanda aderiram à CEE, ou seja, a partir desse ano, eles podiam circular livremente entre os membros da CEE.
         Em 1993, foi assinado o Tratado de Maastricht, que manteve as mesmas coisas da CEE, foi criado o Euro para a unificação da economia, (apesar de 10 países ainda não terem adotado essa moeda, por motivos diversos: dificuldades econômicas, nacionalismo) e previa o aprofundamento da integração política e militar entre os países membros. E a partir dessa data, a CEE se transforma em União Européia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário