domingo, 15 de julho de 2012

A Segunda Guerra Mundial

            Desafiando a ordem internacional vigente na década de 1930, o Japão, a Itália e a Alemanha adotaram uma política declaradamente imperialista.


O imperialismo japonês

         No início de século XX, o Japão era a única potência industrial de toda a Ásia. Ele tinha deixado de ser vítima do imperialismo, para se tornar imperialista. O Japão atacou e ocupou boa parte da China, e a Liga das Nações, que era controlada pela Inglaterra e pela França, nada fez para socorrer a China.

 O nazismo mostra suas garras

Encorajado, Hitler aliou-se a Mussolini, em 1936, e, juntos, eles entraram na Guerra Civil Espanhola ao lado dos fascistas. A seguir, Hitler e Mussolini formaram o Eixo Roma-Berlim, bloco político e militar que, com a entrada do Japão, constituiria o Eixo Roma-Berlim-Tóquio.
Em março de 1938, a Alemanha hitlerista anexou a Áustria e passou a exigir os Sudetos, região da Tchecoslováquia habitada por 3 milhões de alemães. Pressionado, o governo tcheco pediu auxílio à França, mas a França preferiu reunir-se com Inglaterra, Alemanha e Itália para resolver a questão. A principal interessada – a Tchecoslováquia  - não foi convidada para a reunião. Em setembro de 1938, Hitler, Mussolini, Chamberlain (Inglaterra) e Daladier (França), reunidos na Conferência de Munique, decidiram que a Alemanha podia ocupar os Sudetos.
         Os nazistas não se contentaram apenas com os sudetos e invadiram a Tchecoslováquia. No passo seguinte, Hitler assinou um pacto de não agressão com seu arqui-inimigo, o líder comunista Josef Stálin, da União Soviética. Secretamente, decidiram também ocupar e dividir a Polônia. Com esse acordo, em casa de guerra, a Alemanha não teria de lutar em duas frentes.

Ofensiva nazifascista

Na Europa ocidental, só a Inglaterra continuava desafiando o poderio nazista. Liderados por Winston Churchill, os ingleses conseguiram resistir ao bombardeio aéreo sobre Londres. No ar, a aviação inglesa, a Royal Air Force (RAF), conseguiu várias vitórias contra a aviação alemã, a Luftwaffe. A mais importante delas foi a Batalha da Inglaterra, decisiva para o desfecho da Segunda Guerra. Em homenagem à vitória dos pilotos ingleses nessa batalha, disse Churchill: “Nunca [...] tantos deveram tanto a tão poucos”.
Guerra na União Soviética

          Interessado nas riquezas soviéticas (petróleo e minérios) e devotando ódio ao comunismo, Hitler traiu o pacto de não agressão firmado com Stálin e ordenou a invasão da União Soviética em junho de 1941.
          Perseguidos, os soviéticos recuavam, mas antes destruíam tudo que pudesse ser útil ao adversário: fábricas, hospitais, plantações. Era a tática da terra arrasada. Cedendo espaço, os soviéticos ganharam tempo e conseguiram reorganizar suas forças. Os nazistas atacaram então a cidade industrial de Stalingrado e lá tratavam com os soviéticos a maior batalha da Segunda Guerra: a Batalha de Stalingrado.
          Os soviéticos venceram essa batalha, quebrando, assim o mito da invencibilidade nazista, e tomando os países ocupados por eles: Bulgária, Romênia, Hungria, Polônia, Tchecoslováquia, Iugoslávia.

A guerra no Oriente

           O Japão e os Estados Unidos disputavam entre si áreas e territórios de influência, o que tornou inevitável o choque entre eles. Em 7 de dezembro de 1941, o governo japonês atacou de surpresa a base militar norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí, destruindo boa parte de sua poderosa frota. Os Estados Unidos reagiram declarando guerra ao Japão. Este, por sua vez, partiu para a conquista das colônias européias e norte-americanas no Extremo Oriente.

Ofensiva dos Aliados

         A partir de 11943, o exército soviético começou a marchar em direção a Berlim, capital da Alemanha, abrindo a primeira frente de luta dos Aliados contra o Eixo.
        Estabelecidos no norte da África, os Aliados reassumiram o controle do Mediterrâneo e puderam, então, abrir uma segunda frente de luta contra o Eixo: saindo do norte da África, desembarcando na ilha da Sicília e partiram para a libertação da Itália. 

Dia D na França e a derrota da Alemanha

        Após a libertação da capital da Itália, em 4 de junho de 1944, os Aliados abriram a terceira frente de guerra contra os nazistas, desembarcando na Normandia( no noroeste da França). O dia foi escolhido para o desembarque, 6 de junho de 1944, foi chamado de Dia D, em código, para que os alemães não descobrissem a data das transmissões por rádio.

Bombas sobre o Japão

      No Extremo Oriente, entretanto, o Japão continuava resistindo ao avanço norte-americano das mais variadas formas. Uma delas assombrou o mundo: seus pilotos suicidas – os camicases – atiravam-se sobre os navios americanos em aviões carregados de explosivos.
       Com o objetivo de apressar a rendição japonesa e demonstrar ao mundo seu enorme poderio bélico, os EUA laçaram duas bombas atômicas sobre o Japão: a primeira em Hiroshima (6 de agosto) e a segunda em Nagasaki (9 de agosto).

Um comentário:

  1. otimo texto, porem encontrei um erro de caligrafia em:" Com esse acordo, em casa de guerra", você escreveu 'casa' em vez de 'caso', mas em resto, ta ótimo. ☝ ☝

    ResponderExcluir