terça-feira, 31 de julho de 2012

Constituição Brasileira de 1946

          Se não houver uma constituição, não há organização no país. A constituição define a forma do governo, o que pode e o que não pode ser feito no país.

         A Constituição de 1946 foi a 5º constituição. Em 18 de setembro de 1946 foi promulgada a quinta constituição brasileira. A primeira Constituição Brasileira foi outorgada. Outorgada = implantada pelo chefe de estado, ele mesmo faz as leis (constituição mais voltada para o absolutismo). Promulgada = os representantes do povo, em assembléia, fazem a constituição (constituição mais democrática).
          *A primeira constituição definia o Brasil como uma República Federativa Presidencialista. Hoje o Brasil é uma federação, pois é dividido em vários estados e cada estado tem o seu governador, sua assembléia legislativa, deputados, estes que fazem as leis, desde que essas leis não atrapalhe a constituição, pode fazer a lei que quiser.
          * Ela também garantia ampla liberdade de pensamento, de expressão e de associação. Liberdade de expressão porque, por exemplo, na época do Vargas as pessoas não podiam dizer o que elas queriam, não podiam se opor ao governo. Liberdade de associação: poder montar um sindicato, e depois esse sindicato começou a ser controlado pelo governo. (Porém isso na prática não aconteceu)
          *Concedia autonomia aos três poderes: todos têm a mesma importância. (Legislativo = cria as leis, Judiciário = fiscaliza as leis, Executivo = coloca as leis em prática).
          *Permitia o direito de voto a todos os brasileiros maiores de 18 anos, de ambos os sexos, mas matinha a restrição aos analfabetos (que era a metade da população), ou seja, a constituição ainda não é cidadã, e parcialmente cidadã. Apenas a última constituição é plena, pois todos votam. 

Governo Dutra (1945 – 1950)

         Dutra foi um general, porém eleito democraticamente.
         O governo Dutra coincidiu com o início da Guerra Fria (1945), que colocou em lados opostos os Estados Unidos e a União Soviética. Como a América toda tem total influência dos Estados Unidos, eles vão pressionar ao máximo para que não haja aderência ao socialismo.
         Dutra alia-se incondicionalmente aos Estados Unidos, cassou o registro do Partido Comunista do Brasil e os mandatos dos políticos eleitos por esse partido, como o do renomado escritor Jorge Amado.
         No campo econômico, inicialmente, Dutra facilita a livre importação de mercadorias. Antes do governo Dutra foi a era Vargas, em que Vargas fez pesados investimentos na economia brasileira fazendo-a crescer muito. Ele criou o Conselho Nacional do Petróleo, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a Vale (2ª maior mineradora do mundo) e a Companhia Hidrelétrica do São Francisco. Enfim, quando o Dutra pegou a presidência do Brasil, a economia estava muito boa. E Dutra adota uma política de importações, importando para o Brasil cigarros, chicletes, perfumes, carros, geladeiras etc. Essas importações reduz as reservas cambiais do Brasil. Dutra também constrói e inaugura a rodovia Presidente Dutra, que liga Rio de Janeiro a São Paulo. Inaugura a TV Tupi, porém somente as pessoas ricas poderiam assistir à TV, e em São Paulo só existiam 5 aparelhos de TV.
         Na década de 50, durante o governo do Dutra, surgiu nos Estados Unidos o Rock’n’Roll.
Getúlio Vargas

         Saiu da presidência em 1945 (Era Vargas: 1930 - 1945) e volta em 1950 (Governo Vargas 1950 - 1954), sendo este último um governo democrático. Com essa volta de Vargas surgiram dois grupos políticos que debatiam sobre qual deveria se a política do governo. De um lado estavam os nacionalistas; de outro, os liberais, chamados de entreguistas.

Nacionalistas
Liberais (Entreguistas)
Líder: Getúlio Vargas
Líder: Carlos Lacerda
O Estado deveria intervir na economia, investindo em áreas como petróleo, siderurgia, transportes e comunicações.
A economia deveria caminhar sem interferência do Estado. O desenvolvimento deveria apóia-se na empresa privada.
A entrada de capital estrangeiro deveria ser limitada e controlada.
O capital estrangeiro era condição para o progresso do Brasil
O governo deveria manter distância e oposição dos Estados Unidos.
O governo deveria aliar-se incondicionalmente aos Estados Unidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário