Há algumas florestas que estão
localizadas perto de grandes centros industriais europeus, e que estão
totalmente destruídas, em fator da emissão de dióxido de carbono e outros gases
na atmosfera com água, formando a chuvas ácidas.
Indústria e urbanização
na Europa desenvolvida
Quando a industrialização urbana
cresce, a população também tende a aumentar, pois muita gente vai da campa para
a cidade em busca de emprego. A indústria gera emprego e isso é um fator de
atração populacional. A Europa desenvolvida apresenta elevadíssimos índices de
população urbana, chegando a ter mais de 90% de população urbana. Quanto maior
a industrialização do país, maior a população urbana.
O aproveitamento do
espaço agrário
Pôlderes são áreas que são drenadas,
dentro da Holanda, ou seja, a água do mar é retirada para desenvolver um solo
que servirá para a agricultura. Os holandeses fazem isso por falta de solo. O
vento gira os cata-ventos, que aciona as bombas para retirar e drenar a água do
mar e formar solos férteis para a agricultura.
Os transportes no
espaço europeu
O Eurotúnel é considerado uma
magnífica obra de engenharia, porque ele passa por debaixo do mar, debaixo do
canal da mancha. Esse túnel liga a Inglaterra à França, com uma extensão de
50,5km. O trem é altamente veloz, podendo alcançar os 300 km/h.
Esse transporte é moderno, eficiente e barato. É mais barato pegar esse trem do que fazer a viagem de avião.
Esse transporte é moderno, eficiente e barato. É mais barato pegar esse trem do que fazer a viagem de avião.
Ao final da Segunda Guerra Mundial a Europa estava arrasada,
com a economia arruinada. Com esse contexto, o EUA e a União Soviética
resolveram ajudar a Europa. Os países que receberam ajuda da União Soviética
ficaram socialistas, e os dos EUA ficaram capitalistas.
Em 1951 a Alemanha e a França fizeram um acordo (o Tratado de Paris), com 6 países da Europa (Alemanha, França, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo, visando a união, para ajuda mútua. E isso gerou a criação da Ceca (comunidade europeia do carvão e do aço), que previa a livre circulação de ferro, carvão mineral e aço entre os países membros, visando dinamizar a indústria desses países, pois esses 3 produtos (ferro, carvão mineral e aço) são a base para movimentar a indústria. (Criação da União Européia, porém ainda com outra denominação).
Em 1951 a Alemanha e a França fizeram um acordo (o Tratado de Paris), com 6 países da Europa (Alemanha, França, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo, visando a união, para ajuda mútua. E isso gerou a criação da Ceca (comunidade europeia do carvão e do aço), que previa a livre circulação de ferro, carvão mineral e aço entre os países membros, visando dinamizar a indústria desses países, pois esses 3 produtos (ferro, carvão mineral e aço) são a base para movimentar a indústria. (Criação da União Européia, porém ainda com outra denominação).
Em 1957, outro tratado foi assinado: o
Tratado de Roma. A Ceca se transformou em CEE (comunidade econômica européia).
Além da ampliação livre circulação de mercadorias e de pessoas e a criação do protecionismo
agrícola (que impede a importação de mercadorias, aumentando os impostos sobre
eles).
Em 1973, a Dinamarca, o Reino Unido e a
Irlanda aderiram à CEE, ou seja, a partir desse ano, eles podiam circular
livremente entre os membros da CEE.
Em 1993, foi assinado o Tratado de
Maastricht, que manteve as mesmas coisas da CEE, foi criado o Euro para a
unificação da economia, (apesar de 10 países ainda não terem adotado essa
moeda, por motivos diversos: dificuldades econômicas, nacionalismo) e previa o
aprofundamento da integração política e militar entre os países membros. E a
partir dessa data, a CEE se transforma em União Européia.
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