segunda-feira, 28 de abril de 2014

As teorias para o surgimento do homem

            Teoria = algo que não foi provado ainda.

Teoria Criacionista – O mundo e os seres vivos foram criados por uma divindade, no caso do cristianismo a divindade é Deus.

Teoria Evolucionista – Darwin estudou embriões de várias espécies e observou que todas tem a mesma estrutura física (todos tem um ancestral em comum), portanto: os seres vivos evoluíram de um ser microscópico ao longo do tempo, esses foram tendo descendentes e evoluindo mais ainda de acordo com o processo de seleção natural (teoria de Charles Darwin). Segundo Darwin a evolução não foi linear, em alguns lugares o homem evoluiu mais que em outros, e houve seleção natural (a natureza foi selecionando os melhores, e por isso só o Homo Sapiens sobreviveu, porque se adaptou a meio em que vive e era o mais inteligente).

  • O homem nunca conviveu com os dinossauros. Quando o homem surgiu, já havia 65 milhões de anos que os dinossauros estavam extintos.
  • Não existe comprovação nenhuma de que o homem surgiu do macaco.
  • Darwin concluiu, ao visitar as ilhas Galápagos, que era lugar onde a espécie estava vivendo, a condição natural que ela enfrentava que define a mudança física dela. Lá também ele encontrou uma espécie sofrendo mutação, a andorinha das ilhas Galápagos, para se adaptar ao meio em que vive. E em cada ilha que ele visitou, as andorinhas tinham traços diferentes, principalmente no bico, porque cada uma se alimentava de comidas diferentes.

Os primeiros habitantes da Terra

Homo habilis

É considerado o primeiro representante do gênero humano; sabia fazer utensílios de pedra, com os quais caçava pequenos animais, o que lhe permitiu incluir a carne em sua dieta. Daí o seu nome que, em latim, significa “homem hábil”, habilidoso, engenhoso.

Homo erectus

É descendente direto do Homo habilis. Aperfeiçoou instrumentos de pedra, com os quais caçava animais grandes. Foi o primeiro a aprender a usar o fogo, conseguindo, com isso, adaptar-se a regiões frias da Europa e da Ásia.

Homo sapiens neanderthalensis (Neanderthal)

Muitos de seus restos mortais foram encontrados em cavernas, daí a expressão “homem das cavernas”. Acredita-se que ele tenha evoluído ao mesmo tempo que o humano moderno. Seu desaparecimento ainda é objeto de debates. Ele praticava coleta e caça em grupos de 20 a 30 pessoas, fazia sepulturas e foi o primeiro a realizar cerimônias religiosas.

Homo sapiens sapiens

É a espécie da qual fazemos parte. Teria se originado há pouco mais de 100 mil anos na África e depois se espalhado por todos os continentes, adaptando-se a qualquer ambiente.

Os primeiros povoadores da Terra

Paleolítico (pale = velho, lítico = pedra > “Pedra Lascada”) – os homens usavam pedaços de pedras para caçar animais, cortar a carne. Nessa época que foi descoberto o fogo (uma conquista decisiva). A partir dessa descoberta foi possível assar, cozinhar e conservar a carne (com a gordura que é solta da própria carne, quando ela é aquecida)

Neolítico (neo = novo > “Pedra Polida”) – o homem percebeu que poderia afiar as pedras, fazendo-as ficar pontiagudas, gerando assim pedras afiadas, lanças. Nesse período que o homem começou a fazer pinturas em rochas, em cavernas. Foi nessa época também que o homem começa a controlar o fogo (para humanidade isso foi um enorme salto). Invenção do arco e flecha; primeiras embarcações; invenção da agricultura, ou seja, o homem deixou de ser nômade. Nessa sociedade, os trabalhos mais pesados e perigosos serão realizados pelo homem que caçava, cuidava dos rebanhos e da segurança do grupo, e a mulher era responsável pelo trabalho doméstico: cuidar da cozinha, criar filhos, tecelagem e agricultura.
A prática da agricultura teve um impacto grande sobre a vida social; entre as mudanças que essa prática favoreceu, cabem citar:

  • A sedentarização: para semear, cuidar das plantas e aguardar o tempo da colheita, os seres humanos tinham de permanecer um longo tempo um mesmo lugar, o que favoreceu a fixação dos grupos humanos em determinado território;
  • A produção de novos instrumentos de trabalho: o machado de pedra para derrubar árvores; a enxada; a foice para cortar ervas e colher cereais.
  • A invenção da cerâmica(barro modelado e cozido): com a prática da agricultura, os grupos humanos passaram a necessitar de recipientes nos quais pudessem armazenar as sobras e cozinhar cereais, como o trigo e a cevada. Então, foram feitos vasos, potes, jarros e panelas, usando-se a cerâmica.
  • O crescimento da população: o aumento da produção agrícola e a melhoria na conservação dos alimentos favoreceram um crescimento da população. Surgiram as primeiras aldeias e desenvolveu-se a vida comunitária.

Idade dos metais – Aprendendo a manipular metais, os humanos aperfeiçoaram suas armas (espadas e escudos) e ferramentas de trabalho (pás enxadas, arado). E utilizando a roda, inventada por volta de 3000 a.C., fizeram os primeiros carros de boi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário