segunda-feira, 28 de abril de 2014

A crise de Roma e o Império Bizantino


Durante os séculos I e II d.C., o Império Romano viveu uma época de grande estabilidade. Porém, a partir do século III iniciou uma crise prolongada, resultante de fatores internos e externos, que acabou levando à desagregação do Império.
A crise no Império de Roma
         Internamente, o problema eram os crescentes gastos com a administração do gigantesco Império. Para diminuir esses gastos, os imperadores aumentavam os impostos e desvalorizavam a moeda. Para a população significava uma grande inflação, o que acabou provocando várias revoltas populares.
          A partir do século III, a crise agravou-se em virtude de um fator externo: a intensificação da pressão sobre o Império Romano. No Oriente, os adversários eram os persas e no Ocidente eram os germanos. Esses povos não falavam a língua nem adotavam os costumes dos romanos, por isso eram chamados de bárbaros.
          A situação agravou-se quando os romanos não conseguiam mais encontrar trabalho, nem pagar aluguel e nem comprar comida. Além disso, tornaram-se alvo de ataques dos germanos, que há tempos vinham penetrando no império de várias formas. Muitos então deixaram as cidades e foram para o campo em busca de segurança e trabalho. Assim, o artesanato e o comércio declinaram, as cidades se esvaziaram e o Ocidente europeu viveu um processo de ruralização; mas a vida urbana reduziu-se, não só pelo esvaziamento das cidades, mas também pela destruição de muitas delas, por ataques e pilhagem e pelo acentuado declínio demográfico causado pela morte em razão da fome, das doenças e da guerra. Roma, que no século I tinha cerca de 1 milhão de habitantes, chegou ao século V com menos de 300 mil.
No campo, as terras cultiváveis estavam nas mãos de grandes proprietários; então os pobres que para lá foram tiveram de trabalhar para esses proprietários no sistema de colonato. O colono cultivava uma pequena parcela das terras do proprietário e, como pagamento pelo uso dessa terra, entregava a ela parte da sua colheita.
Soluções para a crise
           Valendo-se da instabilidade do governo imperial, sediado em Roma, os generais do Exército, apoiados por seus soldados, passaram a disputar o cargo de imperador pelas armas. Muitos imperadores dos séculos IV e V eram generais nascidos nas províncias que tomaram o poder à força, fenômeno conhecido como anarquia militar.
          Alguns imperadores buscaram soluções para enfrentar essa crise econômica, política e militar. A fim de conter a crise e melhorar a defesa do Império, o imperador Diocleciano criou, em 285, a tetrarquia, governo de quatro imperadores, cada um responsável por uma grande região. Com essa repartição, o Império passou a ter quatro capitais enquanto Roma ( que deixara de ser sede do Império).
         Com essa reforma, Diocleciano conseguiu tornar o Império mais governável e reunir forças para repelir invasões, mas, ao abdicar por motivo de doença, em 305, reinstalou-se a anarquia militar.
         Em 324, depois de uma violenta disputa entre generais do Exército, o Império voltou a ter um único imperador: Constantino, que combateu os invasores e, ao mesmo tempo, por medida de segurança, mudou a capital do império (de Roma) para Bizâncio; aquela cidade foi reconstruída e, em homenagem a Constantino, chamada de Constantinopla.
         Outra tentativa de defender o Império e melhorar sua administração foi posta em prática pelo imperador Teodósio: em 395 ele dividiu o território romano em duas partes:
  • Império Romano do Oriente (com capital em Constantinopla);
  • Império Romano do Ocidente (com capital em Ravena, depois transferida para Milão).
No entanto, a penetração dos germanos se intensificava cada vez mais.
Os Germanos
Os povos germanos habitavam a Germânia, região da Europa situada ao norte dos rios Reno e Danúbio.
Culturalmente, os germanos eram diferentes entre si, mas em comum tinham uma dedicação quase integral à guerra e à agricultura. A frâncica, instrumento típico dos germanos, servia ao mesmo tempo como uma arma e como uma ferramenta de trabalho; na guerra, servia como lança e, na agricultura, era usada para resolver e preparar a terra para o plantio.
Migrações e invasões germânicas
Na segunda metade do século IV, os hunos, um povo de cavaleiros nômades vindo da Ásia e dedicando à caça e à rapinagem (roubo), se lançaram sobre os germanos; estes, por sua vez, multiplicaram seus ataques ao Império. Durante um desses ataques, Alarico, chefe dos visigodos, sitiou Roma exigindo 4 mil libras de ouro, armas para seu exército e sua nomeação como cônsul; diante da recusa, ele saqueou a cidade durante 3 dias (em agosto de 410) e depois partiu.
Aos poucos, os germanos começaram a vencer os romanos em várias frentes.
Em 476, finalmente, a capital do maior Império da Antiguidade caiu nas mãos dos hérulos, “bárbaros” chefiados por Odoacro. Com isso, chegava ao fim o Império Romano do Ocidente. Já o Império Romano do Oriente ainda por cerca de mil anos, com o nome de e sobreviveu ainda cerca de mil anos, com o nome de Império Bizantino.
O Império Bizantino
Era um império muito extenso; abrangia a Grécia, o Egito e as províncias da Síria-Palestina, da Mesopotâmia e da Ásia Menor. Além disso, abrigava um mosaico de povos e culturas e, embora em Constantinopla as pessoas falassem várias línguas, a língua oficial do Império Bizantino era o grego. O nome “bizantino” deriva de Bizâncio, antiga colônia grega que, por sua excelente localização, foi elevada a capital pelo imperador Constantino em 330 e rebatizada de Constantinopla.
Conhecida como Porta do Oriente, a cidade de Constantinopla estava entre a Europa e a Ásia, e todo trânsito de mercadorias entre o mar Negro e o mar Mediterrâneo passava obrigatoriamente por ali. A cidade era, por isso, um dos maiores centros comerciais e urbanos do mundo, recebendo pessoas e mercadorias de diversas partes do Oriente e do Ocidente. Além disso, tinha a protegê-la o fato de ser cercada de água por três de seus lados.
A religião do Império Bizantino
Era a religião cristã que fundamentava o poder do imperador, direcionava o dia a dia das pessoas, fornecia os temas das obras de arte e legitimava a política externas.
A política do Império Bizantino
O Estado bizantino era tido como uma organização celeste na Terra. O imperador considerava-se representante de Deus, intérprete das coisas divinas e humanas e, portanto autoridade maior em assuntos terrenos e espirituais. Era ele também que escolhia o patriarca, homem de confiança do imperador, legislava em matéria eclesiástica e o assessorava na política. Com o título de basileus (aquele que possui autoridade suprema), o imperador era visto por seu povo como uma divindade, uma figura sagrada, separada dos demais homens. Seu poder absoluto e ilimitado fazia dele um autocrata (soberano absoluto).
Os Francos
Reinos Germânicos
Os germanos eram povos guerreiros. Valorizavam a disposição para a luta, a fidelidade e a coragem nos campos de batalha.
Os jovens guerreiros formavam um bando comandado por um chefe ao qual prestavam juramento de fidelidade; esse bando recebia o nome de comitatus. Ao se envolverem em constantes guerras, os chefes desses bandos foram ganhando riqueza e poder, e alguns deles se tornaram reis.
Entre os germanos não havia leis escritas; as leis e tradições de cada grupo eram transmitidas oralmente, ao longo do tempo, dos mais velhos para os mais novos; por isso, o direito germano é chamado de direito consuetudinário, ou seja, baseado nos costumes.
Depois de um longo processo, em que se alternaram migrações e invasões, os povos germanos se instalaram nas terras antes pertencentes aos romanos e lá fundaram vários reinos independentes, no entanto apenas um prosperou e destacou-se dos demais por sua longevidade e poder: o Reino Franco.
O Reino Franco
Depois de atravessar o rio Reno, os francos se estabeleceram na Gália trazendo com eles suas crenças e seus hábitos guerreiros, enfim, sua cultura.
E, nos primeiros anos do século V, uma disputa armada entre os próprios francos levou ao poder um chefe militar de nome Clóvis, o primeiro da dinastia merovíngia, nome esse em homenagem a um ancestral de Clóvis, chamado Meroveu.
No poder, o rei Clóvis estabeleceu a capital do seu reino onde hoje fica Paris e, à frente de seus guerreiros, conquistou o Reino da Borgúndia e tomou terras dos visigodos e dos ostrogodos (dois reinos distintos).
Mas a violência não foi a única estratégia usada pelo rei Clóvis.
Para contar com a força dos borgúndios, o rei franco casou-se com a princesa do Reino da Borgúndia, a cristã Clotilde, e, com isso, diminuiu a resistência ao domínio franco.
O sucesso do expansionismo se deveu principalmente à aliança do rei Clóvis com a Igreja cristã, solidificada em 496, quando ele se converteu ao cristianismo.
Os reis indolentes
O Estado, como entidade política, tal como o conhecemos hoje, era desconhecido pelos francos; na visão dele, o reino era propriedade particular do rei. Esse modo de ver acabou tumultuando a administração do reino e facilitando a ocorrência de uma série de traições, seguidas de assassinatos de membros da realeza. Além disso, os sucessores de Clóvis dedicavam boa parte do seu tempo a festas, passeios, torneios de esgrimas e caçadas, tornando-se conhecidos, por isso, como reis indolentes. Esses dois fatores colaboraram para o enfraquecimento do poder real e para a passagem da administração do reino às mãos do prefeito do palácio (ou mordomo do paço), um alto funcionário da monarquia com poderes de chefe de governo.
Um desses prefeitos do palácio, Carlos Martel, e seus guerreiros conseguiram barrar o avanço dos árabes muçulmanos na Europa ocidental, vencendo-os na batalha de Poitiers, em 732. Com a morte de Carlos Martel, seu filho Pepino, o Breve (assim chamado devido à sua baixa estatura), deu um golpe político: aprisionou o legítimo herdeiro do trono e proclamou-se rei dos francos. Com isso, iniciou uma nova dinastia, chamada mais tarde de dinastia carolíngia devido ao seu principal representante, o rei Carlos Magno.
Interessado no poderio militar dos franco, o papa Zacharias reconheceu Pepino, o Breve, como rei e, em troca, pediu a ele ajuda militar contra os bizantinos e os lombardos que, na época, atacaram a Península Itálica e ameaçavam tomar a sede do papado, em Roma.
Pepino, o Breve, e seus guerreiros invadiram, então, a Itália, venceram os lombardos e os bizantinos ali instalados e doaram à Igreja parte das terras conquistadas. Dessa doação originou-se o Patrimônio de São Pedro, também chamado de Estados da Igreja, que se mantiveram incorporados aos domínios do papado por mais de mil anos.
O Império Carolíngio
Sucedendo seu pai Pepino, o Breve, o rei Carlos Magno ampliou e consolidou a aliança com a Igreja.
Ao mesmo tempo em que solidificava seus laços com a Igreja, Carlos Magno dirigia expedições guerreiras contra outros povos, o que lhe possibilitou conseguir riquezas fabulosas e grandes porções de terra, formando assim, um enorme império.
Estreitando ainda mais sua aliança com a Igreja, Carlos Magno se fez coroar imperador pelo papa, na noite de Natal do ano 800. Com isso, o chefe da Igreja e o imperador tentavam restabelecer o Império Romano do Ocidente. O Império Carolíngio recebia o apoio da Igreja; ela por sua vez, aumentava seu poder e sua influência.
Durante o reinado de Carlos Magno, o Império conheceu certa estabilidade, e isso se deveu, em boa parte, à sua administração. Para melhor controlar o reino, Carlos Magno dividiu-o em províncias e entregou sua administração a funcionários de sua confiança.
A administração carolíngia valia-se também de capitulares: documentos escritos contendo ordens e comunicados do rei sobre os mais diversos assuntos.
Renascimento Carolíngio
Com o objetivo de preparar funcionários capazes de administrar o seu reino, Carlos Magno criou várias escolas nos mosteiros, nos bispados e uma delas no seu próprio palácio.
A escola do palácio, chamada, por isso, de Escola Palatina, era frequentada apenas pelos filhos dos altos funcionários. Lá, eles aprendiam latim (língua usada nos documentos oficiais), religião, gramática, aritmética, música e geometria. Nessa escola, Carlos Magno reuniu estudiosos de diferentes partes da Europa.
Nas escolas dos bispados e dos mosteiros, desenvolveram-se o estudo e a cópia de antigos manuscritos da Antiguidade.
Essas iniciativas dos reis carolíngios, ligadas à educação e ao conhecimento, são chamadas de Renascimento Carolíngio.
Os monges copistas passaram muitas horas nas bibliotecas dos mosteiros copiando textos que os colegas lhe ditavam em voz alta. Foi graças ao trabalho paciente desses monges que a obra de importantes autores gregos e romanos chegaram até nós.
O enfraquecimento do poder central
Carlos Magno foi sucedido por seu filho Luís, o Piedoso, que se dedicou mais a religião do que à política e teve dificuldades em manter a unidade do Império. Após a morte de Luís, o Piedoso, seus três filhos passaram a disputar o trono pelas armas. Depois de alguns anos de luta, eles assinaram o Tratado de Verdun. Por esse acordo de paz, o Império Carolíngio ficava dividido em três partes, uma para cada irmão.
A Europa invadida: Sarracenos e Vikings
No decorrer dos séculos IX e X, a Europa foi alvo de violentas invasões, algumas delas ocorridas ainda no reinado de Carlos Magno.
Detidos por terra, os árabes muçulmanos continuaram atacando por mar. Partindo da Espanha e do norte da África, piratas muçulmanos, conhecidos como sarracenos, atacavam e pilhavam as coisas da atual região da França e da Itália.
Outro povo que também chegou pelo mar foram os normandos, mais conhecidos como vikings. Eles eram de origem germânica e viviam na Escandinávia (Dinamarca, Suécia e Noruega). Esses mestres em navegação, com suas velozes embarcações, assaltavam e pilhavam as cidades e os mosteiros, levando pânico por onde aportavam. Às vezes, seguiam também pelos rios e atacavam o interior. Londres e Paris foram saqueadas várias vezes. Com o tempo, os vikings deixaram de lado a pirataria e os saques e começaram a se estabelecer. No final do século IX, por exemplo, fixaram-se no norte da atual França, numa região que, por causa deles, ficou conhecida como Normandia.

6 comentários: