terça-feira, 20 de agosto de 2013

Sistema genital feminino e masculino


Sistema reprodutor feminino

         Se divide em partes externas e internas.
         Na parte interna há o útero, que possui o formato de uma pera invertida. O útero é um órgão capaz de auxiliar no processo de desenvolvimento do feto, e depois a expulsão na hora do parto. O útero é formado por vários tecidos, sendo o endométrio o tecido mais interno que o reveste.
         Colado ao útero há as tubas uterinas (antigas trompas de Falópio), que forma um canal de comunicação.
         Ligado ao útero há os ovários: direito e esquerdo. Quando uma menina nasce, já tem uma determinada quantidade de ovócitos, porém eles estão imaturos. A partir da puberdade esses ovócitos começam a ter a capacidade de amadurecimento. Então a cada mês, um ovócito amadurece, é liberado para as tubas uterina (estas que fazem um movimento de contração, sugando o ovócito) e aí permanece até o término do processo de maturação. Isso acontece porque os ovários produzem hormônios (estrogênio e progesterona). O estrogênio é responsável pelas características secundárias das meninas durante o processo de puberdade, ou seja, auxilia no desenvolvimento das mamas e no amadurecimento dos ovócitos, a partir da menarca.
Já a progesterona prepara o útero para receber o zigoto, enriquecendo o endométrio de vasos sanguíneos (isso faz com que ele aumente de tamanho) para nutrir o embrião. Não ocorrendo a fecundação do óvulo, ele se degenera (nas tubas uterinas e elas absorvem os “restos”). E como não houve a utilização do endométrio, ele começa a descamar e sair do útero, passa pela vagina e é liberado para o meio externo. É a chamada menstruação.
         Os ovários são responsáveis pela produção dos óvulos e hormônios. Em um mês o ovário direito libera um ovócito, e no outro mês o ovário esquerdo. É assim até a menopausa. Cada ovário fica localizado perto de uma tuba uterina, uma estrutura em forma de funil que, durante a ovulação, recolhe o óvulo e o conduz até o útero.
         O útero é um órgão com espessas paredes musculosas e com uma camada interna, o endométrio, rico em vasos. O embrião se implanta nessa camada, em que completa o se desenvolvimento. A parte final do útero é chamada de colo do útero. A baixo do colo do útero se encontra a vagina, que é uma estrutura com paredes musculares finas, porém bastante fortes, que serve como canal de parto e também acomoda o pênis durante o ato sexual.
         Note que a vagina se abre para o meio externo atrás da uretra, cana por onde sai a urina. Duas dobras de pele revestem e protegem a região genital: os grandes lábios e os pequenos lábios. Glândulas localizadas ao redor da entrada vaginal são responsáveis pela secreção de uma substância lubrificante, que facilita o ato sexual. As paredes vaginais também secretam essas substâncias.
         A abertura da vagina e da uretra e os pequenos e grandes lábios formam a vulva.
         Vários órgãos genitais são importantes para o desejo sexual, e sua estimulação provoca sensações de prazer. A vagina, os pequenos lábios e o clitóris (pequena estrutura com várias terminações nervosas e muito sensível ao toque) recebem maior volume sanguíneo durante o ato sexual.
                  Mas se o ovócito estava maturo e a mulher teve relações sexuais, e o esperma foi ejaculado na vagina, ocorrerá a fecundação (união do espermatozóide com o óvulo). Essa união começa então a ser chamada de zigoto. Depois de um tempo começa a acontecer a mitose. Então o zigoto começa a se deslocar para o útero e se prende ao endométrio. A partir daí ele é chamado de embrião.
O ovócito é uma célula que não possui a capacidade de se mover por conta própria.

Sistema Genital Masculino
             No homem, os testículos, localizados em uma bolsa chamada escroto, são responsáveis pela síntese dos hormônios sexuais e pela produção de espermatozóides.

Ao sair dos testículos, os espermatozóides são armazenados no epidídimo até que eles estejam férteis. Os espermatozóides saem do epidídimo durante a ejaculação, que é o ato de liberação do esperma pela uretra. Nesta hora, contrações musculares propelem os espermatozóides ao longo dos ductos deferentes, canais que passam pelo abdômen, e que contornam a bexiga urinária. Os ductos deferentes se unem à uretra, que excreta urina e libera sêmen.
Além dos testículos e ductos, o sistema genital masculino ainda conta com diferentes glândulas: as vesículas seminais, a próstata e as glândulas bulbouretrais. As duas vesículas seminais secretam um fluido viscoso e de cor clara que lubrifica e nutre os espermatozóides. A próstata secreta um fluido alcalino e leitoso, que neutraliza a acidez da urina presente na uretra e protege os espermatozóides da acidez natural da vagina. As duas glândulas bulbouretrais secretam poucas gotas de fluido na uretra durante o ato sexual. Este fluido ajuda na lubrificação da uretra durante o estímulo sexual.
Juntos, os espermatozóides e as secreções glandulares formam o sêmen (ou esperma) que é expelido na ejaculação.
O pênis consiste basicamente de tecido que pode ser preenchido por sangue para provocar a ereção durante o ato sexual. A ereção é essencial para a inserção do pênis na vagina. O pênis é formado por corpos cavernosos (tecidos esponjosos que se enchem de sangue na ereção) e pela glande, localizada na extremidade do pênis. A glande é ricamente enervada e muito sensível à estimulação. Ela é coberta por uma dobra de pele conhecida como prepúcio.

 Métodos Contraceptivos

         Naturais

Abstinência
Tabelinha
Coito interrompido
Evitar o ato sexual com penetração
Evitar a relação sexual no período fértil da mulher. Esse método não é muito confiável, pois o ciclo da mulher pode apresentar variações.
O homem retira o pênis da cavidade vaginal antes da ejaculação. Não é seguro, pois mesmo antes da ejaculação é liberada uma pequena quantidade de espermatozóides.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário