sábado, 17 de agosto de 2013

A célula


         Citologia = um ramo da biologia que é recente e a cada dia que passa está sendo aprimorado, e só pode ser explorada por meio do uso de microscópio. Ele começou com Anton Van Leeuwenhoek, que tentou inventar um objeto para aumentar imagens. Enfim, esse ramo foi desenvolvido graças às contribuições de vários cientistas.

         O sangue é um tecido, e a maior parte desse tecido é líquido (plasma), um líquido transparente. O sangue é vermelho por causa das hemácias (hemoglobina), a célula que é mais abundante no sangue. Após os glóbulos vermelhos, as plaquetas (fragmentos celulares) são muito abundantes também. Elas têm a função de coagular o sangue. São elas que “fecham” a região cortada. Já os leucócitos (glóbulos brancos) estão presentes em menor quantidade no sangue. Porém eles são maiores que os glóbulos vermelhos.

         Os glóbulos vermelhos ou as plaquetas são mais abundantes porque tem a função de transportar o oxigênio e os nutrientes. Já os leucócitos estão em menor número porque tem a função de defender o nosso organismo. Então ele só vai se concentrar quando o nosso organismo precisar ser defendido. Quando sofremos uma agressão (vírus, bactéria, corte), eles se aglomeram nessa região. Por isso que quando nos cortamos, essa região fica vermelha e um pouco inchada, pois está cheia de leucócitos.


         O três principais componentes da estrutura celular são: a membrana plasmática, o citoplasma e o núcleo (centro de comando das células). Porém, nem todas as células possuem núcleo, exemplo: as hemácias. E já que ela não tem o “centro de comando”, ela tem pouca durabilidade, duram mais ou menos 120 dias. Porém elas estão sempre se renovando, pois têm funções muito importantes no nosso organismo (transportar oxigênio e nutrientes). Geralmente após a morte, elas vão para o baço. E são produzidas na medula óssea (presentes em ossos longos: fêmur, rádio...)

         Diferentemente das hemácias, os glóbulos brancos possuem núcleo, e consequentemente possuem grande durabilidade e atividades complexas.

         Existem células que não contém núcleo. Existem células que tem só um núcleo (que não necessariamente está localizado no meio da célula). E existem ainda células que possuem dois núcleos (células musculares – células que intensa atividade).

         As células do nosso corpo tem formato diferente e se comportam de maneira diferente uma das outras, mas as estruturas são praticamente as mesmas.

                   Célula animal

         A membrana plasmática envolve a célula. Ela é permeável, ou seja, pode ser atravessada (de forma seletiva – só o que for necessário).

         A membrana plasmática é formada por lipídios (os triglicerídeos), é lipídica. Há também o fósforo que promove a união dos gliceróis (lipídios/triglicerídeos). Ele é muito importante para a formação dos ossos também (junto com o cálcio), ou seja, ele é um coadjuvante. Há duas camadas de lipídios (é bem reforçada).

         Na membrana plasmática também há proteína, que forma canais que ligam o meio interno com o meio externo da célula. Ou seja, a membrana é lipoprotéica, formada principalmente de lipídeo e proteína. Há também carboidratos que servem de reserva energética da célula, como “barreira protetora”, impedindo que uma célula se choque com a outra (defesa) e ajuda a célula a se localizar, se orientar.

                    Célula vegetal

         Além dos elementos presentes na membrana plasmática da célula animal, a célula vegetal também possui a parede celular, que fica por cima da membrana plasmática.

         Diferentemente da animal, a célula vegetal não possui proteínas para o “transporte” de substâncias, mas possui o plasmodesma que permite a entrada e a saída de substâncias. 


·        As células metabólicas precisam de oxigênio, água, glicose (principal fonte energética).

·        O principal elemento para a realização do metabolismo é o oxigênio

Entrada e Saída de substâncias da célula

Há dois processos para isso ocorrer: processo passivo e processo ativo

     Processos físicos

         Também são chamados de transporte passivo. É aquele que ocorre sem o gasto de energia, pois as substâncias vão passar de um meio mais concentrado para outro menos concentrado, ou seja, por meio da pressão.

         Esses processos são chamados de: Difusão simples, Difusão facilitada, Osmose.

         A respiração é um exemplo de difusão simples (pressão), que ocorre de um meio mais concentrado para um menos concentrado. A difusão simples pode ocorrer por meio do deslocamento de gases.

         Osmose = tipo de difusão por uma membrana semipermeável. A osmose só ocorre a partir do deslocamento de água. A osmose é a passagem da água (solvente) de um meio mais concentrado para o menos concentrado

·        O solvente atrai a água, porque geralmente ele é ionizado, possuem suas cargas capazes de atrair a água.

·        Quando há grande quantidade de água no organismo as células podem morrer (hemólise/ lise).

·        Quando comemos doce ou salgado o organismo pede água, porque acumulamos grande quantidade de soluto, então precisamos de solvente.
 

Tipo de osmose
 

·        Hipertônica: Quando comemos muito salgadinho, uma grande quantidade de soluto fica fora da célula (na corrente sanguínea), então o organismo vai tentar equilibrar, promovendo o deslocamento da água que estava em grande concentração dentro da célula, para fora da célula. Com isso a célula “mucha”. Se não bebermos água após isso, a célula pode morrer, pois fica desidratada.

·        Hipotônica: quando bebemos muita água e há um acúmulo de líquido no organismo, a água que está fora da célula dente a entrar, inchando a célula. Por isso se bebermos muita água a célula incha demais e estoura.

·        Isotônica: está correta, pois tanto no meio extracelular quanto no intracelular há a mesma quantidade de soluto e solvente. Tomar isotônico é balancear a quantidade de solvente e soluto na célula.


Difusão facilitada

         Difusão facilitada por proteínas carreadoras: ocorre somente com o transporte de glicose. O meio extracelular fica carregado de glicose quando nos alimentamos, aí é necessário passar a glicose para dentro da célula para transformar em energia, e quem faz esse papel são as proteínas carreadoras de glicose, por meio do processo de difusão facilitada.

                                      Processos biológicos

                  Transporte ativo

São aqueles que gastam energia. E ocorre sempre de um meio de menor concentração para o de maior concentração. É o contrário dos processos físicos. Um exemplo é a bomba de sódio e potássio, cuja função no nosso organismo é auxiliar na condução dos impulsos elétricos do sistema nervoso. A sensibilização que se dá quando se leva uma pancada é por meio da bomba de sódio e potássio.

Para esse processo ocorrer, há uma proteína específica: a proteína de sódio e potássio.

Do lado de fora da célula há uma grande concentração potássio (K+), e do lado de dentro há uma concentração de sódio (Na+). O sódio vai para fora e o potássio para dentro da célula. Saem 3 sódios e entram 2 potássios (sai mais do que entra).

Fagocitose e Pinocitose

         Todo elemento estranho que entra no nosso corpo é chamado de antígeno, seja ele um vírus, uma bactéria, um caroço de melancia, uma pedrinha do feijão. Por não conhecer aquele elemento, a célula tenta destruí-lo para ele não causar danos no nosso corpo. Aí a célula vai englobar esse antígeno, formando uma estrutura chamada de pseudópodes. Quando a célula é englobada, forma uma vesícula (formada por meio da membrana plasmática) cheia de sulcos digestivos para tentar digerir esse antígeno. E depois que foi feita a digestão do antígeno, a vesícula se adere novamente à membrana plasmática.

O antígeno pode ser sólido ou líquido. Quando o antígeno englobado é sólido, o processo é chamado de fagocitose e quando ele é líquido é chamado de pinocitose. Porém o procedimento é o mesmo.

                   Exocitose

É o processo de “mandar” para fora da célula substâncias que não serão mais aproveitadas. É um processo de excreção, de liberação de partículas do meio intracelular para o meio extracelular. Tudo isso ocorre por meio da membrana plasmática.

  

·        O citoplasma é formado por dois grandes componentes que são: hialoplasma (citosol) e organoides.

·        São exemplos de organóides citoplasmática envolvida por membrana o peroxissomo, o lisossomo, os centríolos, o sistema golgiense e a mitocôndria.

·        Os ribossomos participam da síntese de proteínas, e são constituídos por RNA e proteína. Podem ser encontrados livres no citosol, ou aderidos às faces externas do retículo endoplasmático.

·        O complexo de Golgi armazena e secreta proteínas, produz muco, forma o acrossomo em espermatozoides e libera vesículas contendo enzimas.

·        Os lisossomos contêm enzimas que atuarão na digestão intracelular de partículas fagocitadas pela célula ou de materiais que serão descartados.

·        Os peroxissomos destrói substâncias tóxicas que devem ser inativadas por meio da atuação de enzimas.

·        Glioxissomos são organelas encontradas apenas em células vegetais, e tem como função “quebrar” os ácidos graxos para a produção do metabolismo celular.

·        A mitocôndria libera energia para a execução de trabalho celular e é responsável pela respiração da célula.

·        Cloroplasto faz a absorção da energia luminosa por meio de pigmentos como a clorofila. (fotossíntese).

·        Centríolos são responsáveis pela divisão celular.

·        Cílios são responsáveis pela remoção de impurezas e pela locomoção.

·        Flagelos são responsáveis pela locomoção da célula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário