terça-feira, 20 de agosto de 2013

Célula


            O citosol é preenchido por uma substância gelatinosa chamada de hialoplasma. No hialoplasma há uma série de substâncias chamadas de organelas citoplasmáticas.
            É no núcleo que está presente o material genético da célula. E é ele que comanda as organelas, para estas realizarem a todas as suas atividades. A mitocôndria é a única exceção, pois ela tem material genético independente.

            O núcleo está separado do citoplasma por uma membrana chamada de carioteca ou membrana nuclear. Ou seja, a carioteca é um envoltório nuclear.
            O núcleo é preenchido por uma estrutura gelatinosa chamada de nucleoplasma, onde se encontra o nosso material genético (DNA e RNA), sendo que o principal é o DNA.

            O DNA é um feixe de substâncias ou filamentos, que são compostos pelas bases nitrogenadas + fosfato + açúcar. Esses filamentos são chamados de cromatina ou cromossomo. Ambos contém o DNA. E é no DNA em que se encontram os genes que são responsáveis pelas nossas características (cor dos olhos, tamanho, tipo de cabelo).
            Cromatina / cromossomo = filamento que forma o DNA, onde estão contidos os genes.

            Interfase = é o período em que a célula acabou de nascer, está em seu desenvolvimento, quando as organelas estão se organizando para realizar suas atividades. É quando a célula não está se dividindo, e se ela não está se dividindo, significa que ela é uma célula jovem. Porque quando as células se dividem, já estão na fase adulta, pois a divisão é o mesmo que reprodução e para isso ocorrer é necessário à célula está madura. Nessa fase o material genético está em forma de cromatina, porém é nessa mesma fase que ocorre a duplicação do material genético (cromossomo). Essa fase é de intenso metabolismo, pois a célula está trabalhando muito e consequentemente gasta muita energia. Isso acontece pelo fato de a célula ser jovem. É considerado um dos maiores eventos da vida da célula, ou seja é uma fase bastante duradoura
            Quando a célula está em desenvolvimento, o seu material genético fica distendido, não está espiralado (cromatina). Já quando a célula vai se dividir ao meio, o material genético precisa está organizado de forma espiralada para ser dividido ao meio e ficar com as mesmas proporções dos dois lados (cromossomo). Os cromossomos = DNA + proteína.

            A fase da divisão celular é bem curta, dura de 45 minutos a 1 hora.
           Quando observa-se uma célula cuja o material genético está solto, “bagunçado”, verifica-se que a célula é jovem, imatura e está no processo de interfase. É no final dessa fase que o material genético começa a ser duplicado e termina no inicio na divisão celular, em que há a reprodução de cópias idênticas do material genético. Se houver danos, causa doenças que são irreversíveis. Uma delas é a Síndrome de Down, uma anomalia. Essas anomalias acontecem por vários motivos, entre eles é o fator idade (mãe e pai com uma idade mais avançada – óvulos e espermatozoides “velhos”).
            Já, quando visualiza-se uma célula e percebe-se que o material genético está espiralado, conclui-se que é uma célula adulta, madura, que o material genético é o cromossomo, e que esse célula está entrando no processo de reprodução.
            Cromatina = é organizada por uma proteína chamada histona. A cromatina se envolve com a histona para se organizar, e ao isso acontecer forma uma estrutura chamada de nucleossoma, que é classificada como heterocromatina. A heterocromatina é inativa. Já a eucromatina é a parte ativa do material genético, que comanda as demais atividades celulares. Ela não é muito extensa, são só alguns trechos do material genético (2 metros).
            Dentro do núcleo há material genético e o nucléolo. Lá não existem organelas. Existe o nucléolo, e dentro do nucléolo (corpúsculo esférico, não membranoso, de aspecto esponjoso) há enzimas que produzem o RNA ribossômico (“tem grande afinidade com o ribossomo”). E após produzir RNA, o nucléolo armazena-o.
            Núcleo = DNA + RNA ribossômico + nucléolo.

                        Interfase
            Inicialmente o material genético é formado por duas fitas, (que forma uma hélice) compostas pelas bases nitrogenadas (adenina – timina, guanina – citosina) que estão ligadas entre si por meio das pontes de hidrogênio. Para dividir a célula, uma enzina quebra essas pontes de hidrogênio, separa as ligações e desespiraliza o DNA. Essa mesma enzima começa a construir as novas fibras, e começa a nascer fitas novas ao lado das fitas velhas (construção semi-conservativa), e estas começam a se ligar: adenina com timina e guanina com citosina. Acontece assim a duplicação da fita.
            A célula, assim como nós, nasce, cresce, se desenvolve e reproduz (nem todas as células do nosso corpo morrem, apenas algumas, por exemplo as células da pele após uma desidratação, queimadura).
            Centrômero = uma estrutura que une o material genético duplicado. (é como se fosse o prendedor da roupa).
            Sabemos que o material genético está duplicado quando as duas fitas (que foram duplicadas) estão unidas pelo centrômero e vão formar umas “perninhas” chamadas de cromátides. Quando ocorre a divisão celular, cada uma das cromátides fica em uma célula-filha e quem realiza essa divisão é o centrômero.
            O material genético é dividido igualmente após ser duplicado. 

Divisão celular – mitose

            Há dois tipos de divisão celular: mitose e meiose.
            Na mitose, a divisão de uma “celular-mãe” gera duas “células-filhas” geneticamente idênticas e com o mesmo número cromossômico que existe na célula-mãe. Uma célula n produz duas células n, uma célula 2n produz duas células 2n etc. Trata-se de uma divisão equacional.
            Já na meiose, a divisão de uma “célula-mãe” 2n gera quatro “células-filhas” n, geneticamente diferentes. Neste caso, como uma célula 2n produz quatro células n, a divisão é chamada reducional.           

                        A Intérfase – A fase que precede a mitose
            A principal atividade da célula, antes de se dividir, refere-se à duplicação de seus arquivos de comando, ou seja, à reprodução de uma copias dos dirigentes que se encontram no núcleo.
            As duas cópias de cada cromossomo permanecem juntas por certo tempo, unidas pelo centrômero comum, constituindo duas cromátides de um mesmo cromossomo. Na intérfase, os centríolos também se duplicam.
            Costuma-se dividir a intérfase em três períodos distintos: G1 , S e G2. O intervalo de tempo em que ocorre a duplicação do DNA é denominado S (de síntese de DNA). Antes do período S o cromossomo apresenta 1 molécula de DNA e 1 cromátide. E depois do período S o cromossomo (cromossomo duplicado) apresentam 2 moléculas de DNA e 2 cromátides (46 cromossomos e 92 moléculas de DNA)e o período que antecede é conhecido G1 (intervalo) Nesse período ocorre um aumento da massa celular. O período que sucede o S é conhecido como G2.
            Nas células, existe uma espécie de “manual de verificação de erros” que é utilizado em algumas etapas do ciclo celular e que é relacionado aos chamados pontos de checagem. Em cada ponto de checagem a célula avalia se é possível avançar ou é necessário fazer algum ajuste, antes de atingir a fase seguinte. No ponto de checagem depois do G1 a célula é perguntada se o DNA está danificado, se o tamanho da célula é adequado, se o corpo como um todo precisa que essa célula se divida. Se a célula for reprovada em alguma dessas respostas ela fica estacionada em G0 e não se divide mais. Porém se a célula for estimulada, ela recomeça o ciclo para dividir-se. Muitas vezes, a escolha é simplesmente cancelar o processo ou até mesmo conduzir a célula à morte.

                        As fases da mitose
            A mitose em si é a duplicação do núcleo. E a citocinese é a divisão do citoplasma.
            A mitose é um processo contínuo de divisão celular, mas, por motivos didáticos, para melhor compreendê-la, vamos dividi-la em fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Alguns autores costumam citar uma quinta fase (a prometáfase - intermediária entre a prófase e a metáfase). O final da mitose, com a separação do citoplasma, é chamado de citocinese.
            Aqui estão as fases da mitose:

                        Prófase (Fase de Início)

§  Os cromossomos começam a ficar visíveis (engrossam).

§  O nucléolo começa a desaparecer.

§  Organiza-se em torno do núcleo um conjunto de fibras (microtúbulos) originadas a partir dos centrossomos, constituindo o chamado fuso de divisão (ou fuso mitótico ou fuso acromático).

§  O núcleo absorve água, aumento de volume e a carioteca se desorganiza.

§  No final da prófase, curtas fibras do fuso, provenientes do centrossomos, unem-se aos centrômeros. Cada uma das cromátides-irmãs fica ligada a um dos polos da célula. Note que os cromossomos ainda não estão alinhados na região equatorial da célula, o que faz alguns autores designarem essa fase de prometáfase.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário