sábado, 17 de agosto de 2013

Dinâmica das populações


            Dinâmica significa movimento (aumento, diminuição, mudanças).
            População = conjunto de indivíduos de uma mesma espécie.
            O tamanho de uma população no ambiente é avaliado por meio da densidade (divisão do número de indivíduos pela área ocupada por eles). Essa densidade pode variar (aumentar ou diminuir) por causa dos nascimentos e das imigrações (aumenta) e quando aumenta o número de mortes de uma determinada população em determinada área ou quando ocorre a emigração, essa densidade diminuir.
            A dinâmica ocorre pela medição do número de populações por meio de gráficos. Há duas maneiras de representar esse gráfico: curva de S e curva de J. Quando há um crescimento regular em uma determinada área, o gráfico é chamado de gráfico do crescimento populacional da curva S. É chamado assim pois inicialmente há uma fase de crescimento lento, seguida de um crescimento rápido (do tipo exponencial) e logo em seguida há uma fase de estabilização. Essas características fazem com que essa representação tenha uma aparência de S.
            Se uma espécie morre em demasia, diminui sua densidade populacional e consequentemente a representatividade no seu papel no ambiente.
             Há também outro tipo de crescimento populacional medido por uma curva chamada de J. Porém essa curva de J só é medida pelo crescimento populacional de algas. É um crescimento explosivo e geométrico (ocupada toda a área). Esse crescimento gera uma competitividade, primeiro porque as algas formam uma cobertura por cima da água e impede que a luz solar penetre e entre na água, fazendo com que as plantas aquáticas morram, com isso não há mais fotossíntese na água, o que consequentemente gera uma falta que oxigênio, matando assim as outras espécies que ali residiam, segundo porque as algas consumiam todos os nutrientes que ali havia, deixando os peixes sem alimento. E após as mortes dos peixes e outros seres vivos, é gerada mais matéria orgânica, ou seja, mais alimentos para as algas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário