quinta-feira, 2 de agosto de 2012

História - Segundo Império no Brasil


Dom Pedro II foi convidado a renunciar o trono, e como não tinha escolha, teve que aceitar.
Após a saída de D. Pedro II, Marechal Deodoro da Fonseca assumiu o poder político no Brasil, e não perdeu tempo para elaborar uma nova Constituição, pois algumas coisas tinham que ser mudadas como, por exemplo, o poder não seria mais hereditário, não existiria mais poder moderador.
A desavença entre Estado e igreja, foi um motivo para o Império acabar. E as desavenças entre os exércitos e o imperador também foi outro motivo

Crise e fim do 2° império no Brasil

·        Questão Religiosa: No final do século XIX a Igreja passou a condenar a maçonaria, exigindo que pessoas ligadas à Igreja rompessem com a maçonaria, D. Pedro II era maçom e ao insistir em continuar na prática maçônica, a Igreja passou a não mais apoiar o seu governo.
·        Questão abolicionista: Ao libertar os escravos (Lei Áurea – 1888) os donos de escravos alegaram muitos prejuízos e assaram a culpar o Estado pela perda dos escravos.
·        Questão Militar: Ao retornar da Guerra do Paraguai, os militares esperavam que a população e o governo os tratassem como heróis, porém o efeito foi oposto.
·        Questão Republicana: O Brasil era o único país da América que não era uma república, logo os ideais republicanos começaram a ganhar muito adeptos entre as digarquias. (pequeno grupo de pessoas ricas)

Organização do Brasil República (15/11/1889)

 Logo após assumir o poder o Marechal Deodoro da Fonseca cuidou de elaborar uma nova constituição. No início do século XIX, o Brasil vai passar por uma mudança, ele vai deixar de ser governado por um rei e vai implantar a forma de governo atual, que é o governo republicano.
Republica= governo do povo.
Império= não é do povo, é do imperador, do rei, no caso do Brasil, o Dom Pedro que era o imperador .
Foram quatro motivos, que aliados vão levar ao fim do império:     
1° Questão Religiosa: A Igreja vai romper com o imperador, por causa da maçonaria, pois D. Pedro era maçom e dizia que não abriria mão de jeito nenhum.
2° Questão abolicionista: Os donos de escravos vão romper com ele. O Brasil foi um dos últimos países a abolir a escravidão por que: tendo escravo, os fazendeiros não precisariam gastar dinheiro com mão de obra; o que o dono de escravo mandar ele fazer ele tem que fazer.
: Os militares vão romper com ele.
: As pessoas querem opinar na política.

Constituição de 1891

Þ  Definiu o Brasil como uma federação republicana presidencialista.

Þ  Dividiu o Estado em 3 poderes > Executivo, Legislativo, Judiciário.
Þ  Voto universal masculino para maiores de 18 anos, não votavam mulheres, crianças, analfabetos, mendigos, soldados.
Þ  O voto não era secreto.

 Oligarquias no poder (ricos no poder)

O coronelismo

O coronel conseguia o voto do eleitor de duas formas:

·        Por meio da violência: caso o eleitor “traísse”, votando em outro candidato, podia perder o emprego ou ser surrado pelos capangas do coronel. (opressão violenta)

·        Pela troca de favores: o coronel oferecia a seus dependentes “favores”, como uma sacola de alimentos, remédios, segurança, vaga no hospital, dinheiro emprestado, emprego etc. Em troca desses “favores”, exigia que os eleitores votassem nos candidatos indicados por ele. (compra de votos)

     Quando, apesar disso, perdia a eleição, o coronel praticava a fraude eleitoral: falsificação de resultados, roubo de urnas, inclusão dos votos de crianças, de defuntos, de pessoas inexistentes etc. (fraudes nas urnas)
     Os coronéis mais poderosos de cada região faziam alianças entre si e elegiam o presidente de estado (cargo equivalente ao de governador). Este, por sua vez, retribuía o “favor” enviando verbas para a construção de escolas, praças, igrejas etc. nas cidades controladas por aqueles coronéis. Essa política de compromisso entre os chefes locais (coronéis) e os governos estaduais é chamada de coronelismo.
A política dos governadores
O coronelismo interferia também em âmbito federal, pois, com o apoio dos coronéis, os presidentes dos estados ajudavam a eleger deputados e senadores favoráveis ao presidente da República. O presidente, por sua vez, retribuía esse “favor” oferecendo verbas, empregos e apoio político aos presidentes dos estados. O compromisso estabelecido entre essas partes é chamado de política dos governadores.



A política do café com leite
São Paulo (produtor de café) e Minas Gerais (produtor de leite) eram os estados mais ricos e populosos no Brasil da República Velha. A oligarquia paulista estava reunida no Partido Republicano Paulista (PRP), e a mineira, no Partido Republicano Mineiro (PRM).
A alternância entre São Paulo e Minas na presidência da República é chamada de política do café com leite. (a aliança entre SP e MG para o revezamento no poder federal). Porém houve algumas ocasiões em que paulistas e mineiros se desentenderam, o que possibilitou a entrada do Rio Grande do Sul na cena política nacional.

O café continuou na frente
Como a exportação de café para os Estados Unidos e para a Europa estava muito grande, os cafeicultores brasileiros investiram em novas plantações. Com isso, em pouco tempo, O Brasil passou a produzir muito mais café do que estavam comprando. Assim milhões de sacas ficaram estocadas em armazéns brasileiros, o preço despencou. Mas, apesar disso, os cafeicultores continuaram aumentando suas produções.

O Convênio de Taubaté
Preocupados com a queda de seus lucros, os cafeicultores pediram ajuda ao governo. Os governantes dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro – os três maiores produtores de café – responderam ao pedido assinando o Convênio de Taubaté. Por esse acordo, os governos de São Paulo, Minas Gerais e Rio comprometiam-se a comprar e armazenar as sacas de café excedentes, por meio de empréstimos obtidos no exterior.
A compra de café excedente regulava a oferta e forçava a valorização dos preços do café brasileiro no exterior. Essa política atendia aos interesses dos cafeicultores porque os prejuízos decorrentes da queda nos preços do café eram transferidos para o governo, que, para proteger os cafeicultores, usava o dinheiro dos impostos pagos por todos os contribuintes. Diante disso, muitos cafeicultores continuavam investindo em cafezais. Alguns deles, porém, procuraram diversificar seus investimentos, aplicando capitais também em indústrias.
Além do café, a borracha e o cacau se destacaram entre os produtos agrícolas exportados pelo Brasil durante a República Velha.

A borracha da Amazônia
Devido à extração da borracha, grande número de nordestinos migrou para a Amazônia. Muitos deles eram cearenses e fugiam da seca que castigava o Ceará periodicamente. Esses trabalhadores – os seringueiros -, moradores de cabanas rústicas na beira dos rios, andavam muitos quilômetros todos os dias para extrair o látex, com o qual faziam as bolas de borracha que seriam vendidas para o exterior. Eles recebiam bem pouco por seu trabalho. Já os seringalistas e os envolvidos no comércio da borracha amazônica enriqueceram.

A diversificação econômica

Enquanto isso, no Rio Grande do Sul, os imigrantes instalados na serra gaúcha (no nordeste do estado) plantavam arroz, milho, feijão e fumo para consumo próprio e para o mercado interno. Nas cidades gaúchas eram fundadas fábricas de tecidos e bebidas (especialmente de vinho). Diferentemente do que ocorreu em São Paulo, o Rio Grande do Sul desenvolveu-se produzindo para o mercado interno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário