quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Física - Grandezas

         Há dois tipos de grandeza: para algumas delas, basta indicar um valor numérico, isto é, um número seguido da respectiva unidade. É o caso da massa (10kg), do comprimento (5m), da temperatura (36,5°C). Essas grandezas são chamadas grandezas escalares.
         Para outras grandezas, porém, como a velocidade, é preciso indicar, além do módulo e da unidade, sua direção e seu sentido. Essas grandezas são chamadas grandezas vetoriais,  porque podem ser representadas por aquilo que, em matemática, se chama vetor. 

Sistemas de Forças

         1º caso: Forças na mesma direção e sentido

         Fr= F1 + F2
         Quando duas ou mais forças são aplicadas no mesmo ponto, na mesma direção e no mesmo sentido, a intensidade da força resultante é igual à soma das forças, e a direção e o sentido são os mesmos das forças aplicadas.

         2º caso: Forças na mesma direção e sentidos opostos.

         Fr = F1 – F2

         3º caso: Direção e sentido diferentes (perpendiculares)

                          
Leis de Newton

         1ª lei: Princípio da Inércia. Um corpo continua em movimento se nenhuma força agir sobre ele. Em outra palavras: o corpo permanece em movimento retilíneo uniforme (com velocidade constante) se a resultante em movimento das forças que agem sobre ele for nula.
         A propriedade que a matéria tem de manter seu estado de repouso ou de movimento retilíneo uniforme é chamada inércia.

         2ª lei: Princípio Fundamental da dinâmica > Forças provocam acelerações. E a segunda lei de Newton diz que a aceleração que um corpo adquire é diretamente proporcional à força resultante que atual sobre ele. Quanto mais forte você chutar ou arremessar uma bola na horizontal, mais longe ela vai. E quanto maior a massa de um corpo, mais difícil será mudar a sua velocidade (provocar aceleração).
         “Quanto maior a massa de um corpo, menor a aceleração que determinada força imprime nele; e, quanto maior a massa, maior a força necessária para imprimir determinada aceleração”. Ou seja, quanto maior a massa do corpo, maior sua inércia.

         3ª lei: Princípio da Ação e reação > Toda ação corresponde uma reação de mesma intensidade e direção, mas de sentido contrário.
         Tanto a ação como a reação são forças. Por isso a lei também pode ser expressa assim: quando um corpo exerce sobre o primeiro outra força, como mesma intensidade e direção, mas no sentido oposto.

 O atrito

         Quando alguém faz rolar uma bolinha no chão, ela acaba parando após algum tempo. Isso é por causa da ação de uma força, a força de atrito do chão sobre a bolinha. A força de atrito se opõe ao movimento, quer dizer, ela atua em sentido contrário ao do movimento do corpo. 

Um comentário: