quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Literatura - Estilo individual e Estilo de época

            ·        Estilo individual: Conjunto de traços que permitem identificar a maneira própria que cada pessoa tem de se expressar.

            ·        Estilo de época: Estilo que predomina nas manifestações culturais de determinada época.

   Mesmo que cada pessoa tenha seu estilo individual, ele sofre influência do momento histórico que o indivíduo vive ou viveu; assim como da cultura em que está inserido. Por isso, é possível identificar características semelhantes.
   Essas características semelhantes formam o estilo de época e está presente no comportamento, nos costumes, na moda e na arte de cada época.
   O estilo individual marca cada pessoa como única, pois ele é a maneira como a pessoa se comporta, se veste, se fala e se relaciona com o mundo e expressa as coisas das quais gosta e aquelas das quais não gosta. Já o estilo de época marca certo período histórico.
   Mesmo na literatura, cada autor, independente do estilo de época possui um estilo individual, que o diferencia de outros autores.


Gêneros literários

         Todas as modalidades literárias são influenciadas pelas personagens, pelo espaço e pelo tempo. Todos os gêneros podem ser não-ficcionais ou ficcionais. Os não-ficcionais representam fielmente a realidade e os ficcionais inventam um mundo onde os acontecimentos ocorrem, coerentemente com o que se passa no enredo da história. A literatura reúne os gêneros ficcionais, que são:

·        Gênero Épico

·        Gênero Lírico

·        Gênero Dramático

·        Gênero Narrativo

   Gênero épico: feito em versos, num longo poema que ressalta as qualidades de um herói, o qual é antagonista de fatos irreais ou trágicos.
   Gênero lírico: é a conhecida poesia.
   Gênero dramático: composto de textos que foram escritos para serem encenados em forma de teatro. Para o texto dramático se tornar uma peça, ele dever primeiro ser transformado em um roteiro, para depois poder ser transformado em um texto do gênero espetacular. A principal característica do texto dramático é a presença do chamado texto principal, composto pela parte do texto que deve ser dito pelos autores na peça e que, de muitas vezes, é induzido pelas indicações cênicas, texto também chamado secundário.
   Drama, em grego, significa “ação”.
   O gênero dramático compreende as seguintes modalidades:

·        Tragédia: é a representação de um fato trágico, suscetível de provocar compaixão e terror.

·        Comédia: é a representação de um fato inspirado na vida e no sentimento comum, de riso fácil, em geral criticando os costumes.

·        Tragicomédia: modalidade em que se misturam elementos trágicos e cômicos.

·        Auto: é uma peça de tradição medieval e de caráter popular que trata sobre assuntos religiosos ou profanos, sérios ou cômicos.

·        Farsa: pequena peça teatral, de caráter ridículo e caricatural, que critica a sociedade e seus costumes; baseia-se no lema latino “rindo, castigam-se os costumes”.

   Gênero narrativo: também é chamado de narrativa de ficção, consiste em narrar, como o nome já diz, um fato ou uma história de ficção. Os elementos que compõem tal o gênero são: o narrador, o tempo, o lugar, o enredo ou situação e as personagens. Compreende as seguintes modalidades:

·        Romance: narração de um fato imaginário, mas verossímil, que representa quaisquer aspectos da vida familiar e social do homem.

·        Novela: na literatura a principal distinção entre novela e romance são as características qualitativas: na novela, temos a valorização de um evento, um corte mais limitado da vida, a passagem do tempo é mais rápida, e o que é mais importante, na novela o narrador assume uma maior importância como contador de um fato passado.

·        Conto: é a mais breve e simples narrativa centrada em um episódio da vida.

·        Crônica: narrativa pequena, que aborda apenas um aspecto de interesse do momento.

·        Fábula: narrativa inverossímil, com fundo didático, que tem como objetivo transmitir uma lição moral.

Um comentário: