quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Português - Concordância Verbal


                 Regra Geral: O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. (Quando há uma locução verbal, o verbo auxiliar (primeiro verbo da locução) que é flexionado, concordando com o sujeito).

·        Sujeito composto antes do verbo: verbo no plural.

Exemplo: O pai e o filho amavam esportes.

·        Sujeito composto depois do verbo: verbo no plural ou concordando com o núcleo mais próximo.

Exemplos: Amava esportes o pai e o filho.

            Amavam esportes o pai e o filho.

·          Sujeito composto de pessoas gramaticais diferentes: A 1ª pessoa prevalece sobre a 2ª e a 3ª.

Exemplo: Eu, tu e minha mãe somos sobreviventes.

Caso não haja 1ª pessoa, a 2ª pessoa prevalece sobre a 3ª.

Exemplo: Tu e minha mãe conseguistes o sucesso.

·          Sujeito representado por pronome de tratamento: o verbo ficará na 3ª pessoa.

Exemplo: Vossa Senhoria procura por algo?

·          Sujeito representado por nome próprio na plural: verbo no plural, se o nome próprio admitir artigo no plural.

Exemplo: Os Estados Unidos conseguiram aumentar as importações.



Concordância do verbo ser

         Concorda com o sujeito ou com o predicativo.

·          Sujeito representado por um dos pronomes tudo, isto, isso, aquilo e o predicativo estiver no plural: verbo concorda com o predicativo plural.
Exemplo: Tudo eram recordações.
                  Isto são alegrias.

·          Sujeito representado por substantivo comum no singular e o predicativo na plural ou vice-versa: verbo concorda com o elemento plural, seja o sujeito ou predicativo.

Exemplos:

Sujeito

Predicativo
O mundo
são
ilusões.
Uns trapos
eram
aquela fantasia.


·          O verbo ser concorda sempre com pronome pessoal do caso reto (eu, tu, ele, nós, vós, eles), estando ele no sujeito ou no predicativo.

Exemplos: A professora sou eu.

     Eu sou a professora.

·          O verbo ser concorda sempre com a palavra que indica pessoa.
Exemplos: Francisco foi só alegrias em minha vida.

                   Os momentos de alegria foi Francisco.



         Concordância do verbo PARECER

·          Verbo parecer + infinitivo de outro verbo: qualquer um dos verbos poderá ser flexionado.

Exemplos: As pessoas parecem andar desatentas. (Regra geral)
                   As pessoas parece andarem desatentas. (Exceção, ou seja, característica do verbo parecer).


         Concordância com o QUEM e o QUE

·          Se o sujeito for o pronome relativo que, o verbo concordará com o antecedente deste pronome relativo.

Exemplos: Fomos nós que compramos o presente.
                   Fomos nós quem
compramos.
                   Fomos nós quem comprou.


Colocação pronominal

         Pronomes átonos: me – te – se – nos – vos – o – a – os –as – lhe – lhes.

·          Próclise: O pronome é posto antes do verbo.

Exemplo: Eu quero que você me aqueça neste inverno. 

·          Mesóclise: O pronome é posto no meio do verbo.

Exemplo: Dar-te-ia tudo para que ficasses ao meu lado.

·          Ênclise: O pronome é posto depois do verbo.

Exemplo: Aqueça-me neste inverno.

Obs.: Não pode começar uma frase com um pronome oblíquo átono.

·          A próclise é obrigatória quando houver palavra atrativa antes do verbo, desde que entre a palavra atrativa e o verbo não haja vírgula.

Casos de Próclise

·        Palavras de sentido negativo (não, nunca, ninguém, nada, jamais).

Exemplo: Ninguém me chamou

·        Advérbios atraem pronomes pra perto deles

Exemplos: Ontem a avisaram sobre o ocorrido.

                      Ontem, avisaram-na sobre o ocorrido. (Nesse caso ocorre Ênclise, porque há vírgula).

·        Conjunções subordinativas e pronomes relativos.

Exemplos: Ele desejava que se entendessem.

                     Ele desejava algo que lhe satisfizesse.

·        Pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos.

Exemplo: Todos se impressionaram com aqueles fatos.

·        Nas orações iniciadas por pronomes ou advérbios interrogativos.

Exemplo: Quem te contou isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário