domingo, 22 de maio de 2011

A Grande Depressão, o facismo e o nazismo


Os “anos felizes”

Na década de 1920, a produção industrial norte-americana aumentou 64%. Os Estados Unidos eram a maior economia do mundo. Para boa parte dos norte-americanos, aqueles tempos foram de prosperidade e otimismo. Por isso, os anos 1920 ficaram conhecidos como “anos felizes”.
Na época foram criadas centenas de estações de rádio nos Estados Unidos. O rádio chegou aos lares e, com o cinema, ajudou na campanha das mulheres européias pela conquista do direito ao voto. Nos EUA as mulheres lutaram muito para que fosse votada, e depois aceita, em 1920, a emenda Susan Anthony, que transformou o voto feminino em um direito constitucional.
Razões da Grande Depressão
      São elas:
·        A concentração de riquezas nas mãos de poucos
·        O descompasso entre o crescimento dos salários e o aumento dos lucros.
·        A concorrência que a Europa passou a fazer aos EUA no mercado internacional
·        A grande produção e a pouca capacidade de consumo.
Resumindo: a concentração de dinheiro nas mãos de poucos, a concorrência européia – reduzindo o mercado dos produtos americanos – e a crise agrícola contribuíram para que houvesse muito mais mercadorias do que pessoas com dinheiro para comprá-las. Configura-se, assim, uma crise de superprodução.
Grande parte da população sofreu com a crise, mas existe exceções, como os grandes capitalistas, os muitos ricos, esses conseguiram se estabilizar, se mantiveram.
Liberalismo= tem origem no iluminismo. No campo individual ele significa ter liberdade: de expressão e ir e vir.E no campo econômico : o Estado não deve intervir na economia. Esse doutrina foi criada pelo Adam Smith, que foi um iluminista, então ele era contra o absolutismo, e na época do absolutismo, a monarquia controlava tudo. Então ele vai propor que o Estado não deve intervir na economia.
Atualmente só existem 2 países que não vivem o liberalismo, que são Cuba e Coreia do Norte, todos os outros adotam o modelo proposto por Adam Smith.
A saída da crise de 1929
O Keynesianismo e o New Deal
O Keynesianismo foi criado por um economista inglês, cujo o nome é John Keynes. Essa ideia é adotada pelos Estados Unidos e chamada de New Deal.
New Deal = Novo acordo, novo modelo de administrar a economia. (prática do Keynesianismo).
Keynesianismo = em momentos de crise o Estado deve intervir na economia, garantindo o básico às pessoas, ou seja, em momentos de crise o mundo vai abandonar o liberalismo econômico. (teoria)
Os Estados Unidos vão sair da crise, porque o Estado passa a intervir na economia, passa a agir na economia.
          Para garantir o básico às pessoas, o Estado começa a intervir na economia e consequentemente gerar emprego.
          Franklin Roosevelt (partido democratas) eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, tirará os EUA da crise por meio do Keynisianismo, conduzirá o país na II Guerra Mundial, ajudando os aliados a vencer os inimigos.
          Nos Estados Unidos só tem dois partidos: democratas e republicano.
          Lei de mercado: Sem tem muito produto no mercado, o preço fica barato, se sobra produto, o preço aumenta.
         O Estado controla a economia do país = doutrina socialista.
         A Rússia não sofre a crise de 29, porque o modelo político dele era outro, era o socialismo.
        Roosevelt investiu em várias obras visando diminuir o desemprego. Esses investimentos foram:
·        O investimento maciço em obras públicas
·        A destruição dos estoques de gêneros agrícolas
·        O controle sobre os preços e a produção
·        A diminuição da jornada de trabalho
Liberalismo econômico de Adam Smith
O Estado não deve intervir na economia.
 
Saída Européia para a Crise
Nazismo e Fascismo
Contexto da Alemanha pós guerra: perdeu território, teve que pagar indenização , ela foi culpada pela guerra, perdeu exército, foi proibida de ter aviação militar, foi humilhada.
Logo que terminou a Guerra os aliados entregam a Alemanha nas mãos de um governo republicano, governo democrático. E devido a Alemanha ter tido que pagar indenização, estava com a economia muito ruim, baixa. Com a Crise de 1929 a economia fica pior ainda.
A crise afetou toda a Europa. E tanto na Alemanha quanto na Itália vão aparecer dois partidos políticos: Partido Nazista e Partido Fascista.
Função do partido político: apresentar ideias sobre o Estado.
Portugal, Itália e Espanha adotam o Fascismo. Alemanha adota o Nazismo. O Brasil quase virou Fascismo.
A situação da Itália era de crise social. Devido a primeira Guerra Mundial ela ficou devendo dinheiro e a taxa de desemprego estava enorme. Com a Crise de 1929 a tendência era piorar essa situação. Na Alemanha a situação é a mesma. A marcha sobre Roma mostra como os Fascistas conquistaram o poder político, que foi sobre pressão.
Os comunistas foram os únicos que não apoiaram os fascistas.
 Doutrina Fascista
·        Nacionalismo extremo
·        A vida é uma luta constante
·        Só a guerra leva ao progresso
·        Tudo no Estado, nada contra o Estado
·        O indivíduo esta subordinado ao Estado
·        A crise era culpa dos comunistas.
·        O Mussolini se tornou chefe de Estado (Duce)
 
A marcha sobre Roma

           Em 1921, o movimento fascista transformou-se em um partido político, o Partido Nacional Fascista, que poucos meses depois, já somava 300 mil integrantes. Contando com a obediência cega de seus seguidores, Mussolini, o Duce (chefe), liderou a Marcha sobre Roma: milhares de fascistas provenientes de várias partes da Itália invadiram a capital para exigir o poder. Pressionado, o rei da Itália, Vittorio Emanuelle III, convidou Mussolini para o cargo de primeiro-ministro – o chefe do governo italiano.
O governo de Mussolini

           Buscando legitimar seu poder, Mussolini assinou um acordo com o Papa Pio XI, em 1929, o Tratado de Latrão, pelo qual reconhecia o Vaticano com Estado independente. Em compensação, obtinha o apoio de parte das autoridades católicas. Situado dentro da cidade de Roma, o Estado do Vaticano possui apenas cerca de o,5 quilômetros quadrados e é dirigido pela Igreja católica.
 O nazismo
Partido e ideologia nazista
Nazismo = Nacional Socialismo Real.
Socialismo Nazista é o verdadeiro socialismo. O socialismo da Rússia, socialismo de Karl Max eram falsos.
       O aprofundamento da crise favoreceu, por um lado, o crescimento de socialistas e comunistas nas eleições; por outro, abriu caminho para o surgimento de partidos que prometiam soluções rápidas e “mágicas”. Um desses partidos foi o Partido Nazista, fundado em 1919, ano em que admitiu em seus quadros o ex- cabo Adolf Hitler.
A doutrina nazista é a mesma doutrina fascista, só existem a mais 3 tópicos(na nazista).    
         Em 1920, o Partido Nazista criou as SA – Tropas de Assalto -, encarregadas de eliminar fisicamente seus adversários políticos. Três anos depois, Hitler tentou a tomada do poder por meio de um golpe de Estado na cidade alemã de Munique, mas fracassou e foi preso. Na cadeia, ele produziu boa parte de um livro contendo os princípios básicos do nazismo. São eles:
·        A superioridade da “raça ariana”
·        Antissemitismo – ódio aos judeus
·        Necessidade de um espaço vital

Hitler no poder
           Obtendo a maioria no Parlamento, os nazistas pressionaram o presidente Hindenburg, e este cedeu a Hitler, no início de 1933, o cargo de chanceler (chefe de governo).
           No poder, Adolf Hitler implantou uma das mais cruéis ditaduras da história da humanidade. Os nazistas queimaram livros, demitiam democratas e comunistas de seus empregos e perseguiam duramente os judeus, estes não podiam ter relações com os alemães. Em 1924, com a morte de Von Hindenburg, Hitler assumiu a presidência com o título de Fuhrer. No governo só cumpriu a minoria de suas promessas e intensificou a violência física contra os adversários.
O Hitler tinha um mago a serviço dele. Tudo que ele ia fazer consultava o mago antes. Inclusive na derrota dele, o mago aconselhou ele a não atacar porque se não ele perderia a Guerra, porém ele desobedeceu ao mago, atacou e perdeu.

20 comentários:

  1. ÓTimo !
    Perfeito
    Me Ajudou Muito!!
    Valeu !!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Mt boon me ajudow Baastente Vlw *-*

    ResponderExcluir
  3. obrigado me ajudou em algumas coisa

    ResponderExcluir
  4. foi de muita serventia !!
    valeuu!!

    ResponderExcluir
  5. pow muito obg !!1
    Ajudou muito !!!
    Vlww !!1

    Ediel !!

    ResponderExcluir
  6. Pow é foda de fuder taligado , me ajudou muitos . Sai da frente que lavem a zorra.

    ResponderExcluir
  7. Me ajudou,mas poderia ser mas explicativo.

    ResponderExcluir
  8. Me ajudou,mas poderia ser mas explicativo.

    ResponderExcluir
  9. me ajudou recuperar a nota do bimestre

    ResponderExcluir
  10. Muito bom, me ajudou considerávelmente na prova

    ResponderExcluir
  11. Obg , vai me ajudar bastante no meu trabalho ��

    ResponderExcluir