terça-feira, 24 de maio de 2011

Canadá e Estados Unidos

 
             O Canadá e os Estados Unidos são os únicos países do continente americano que são desenvolvidos. E isso tem haver com suas relações, porque os dois vivenciaram a colônia de povoamento. A colônia de povoamento deu origem aos países desenvolvidos.
             Os dois países que colonizaram o Canadá foram França e Inglaterra, predominantemente, a Inglaterra. É um país bilíngue, ou seja, tem duas línguas oficiais. Por causa da colonização inglesa e francesa. O francês é falado em uma província chamada Quebec.
             Na maior parte do Canadá é falado inglês. Porém há lugares em que é falado francês também. Existem também lugares lá, que é falado chinês e português.
             O Canadá é um país multicultural. E essa diversidade cultural existe justamente pelo fato de ser um país de grande território, de uma economia dinâmica, mas de uma população pequena. A população do Canadá e de pouco mais de 33.000.000 de habitantes. Dentro dessa população enxergamos o PEA (População economicamente ativa). Porém não em toda a população que trabalha, pois dentro desse número (33.000.000) há crianças, idosos e eles não trabalham então esse número cai ainda mais.
           A população canadense está mais concentrada ao sul do estado, por ser uma região mais quente. Por ser um país de população relativamente pequena e grande ofertas de emprego, o Canadá tem estimulado e chegada de imigrantes.
           O Canadá é um país rico e desenvolvido, e hoje é a sétima maior economia mundial. É um país altamente industrializado, porém apresenta baixa densidade populacional, baixa concentração demográfica. Isso acontece porque o clima predominante é frio.
           O Canadá possui excelentes indicadores sociais e econômicos. Alguns desses indicadores são até maiores e melhores do que dos EUA. Esse fato se deve porque o país investe muito em saúde e educação e tem uma população relativamente pequena. Os indicadores sociais do Canadá (IDH) que medem: índice de analfabetismo, expectativa de vida e renda per capita. O Canadá está entre os países que tem o IDH mais alto do mundo.
           O espaço econômico do Canadá é bastante diversificado. Ele é considerado um dos maiores produtores de madeira. Só que lá tem um, porém, apresenta um rigoroso código ambiental, que exige que após a derrubada de arvores tem que reflorestar. É um país que demonstra preocupação com o meio ambiente.
           O Canadá é grande produtor de cereais e também de celulose. É um dos países que mais produzem papel no mundo. A mecanização do campo é elevada.
           As indústrias do Canadá são extremamente dinâmicas e modernas, mas elas só se modernizaram ao final da 1° Guerra Mundial, porque até antes da guerra ele era bastante dependente da Inglaterra. Como a Inglaterra se viu envolvida no primeiro conflito da 1° Guerra Mundial, os Estados Unidos “adotou” o Canadá.
           Hoje, aproximadamente 82% da exportação do Canadá vão para os Estados Unidos. Isso não é algo bom para a economia do Canadá, porque se houver um conflito entre a política e a economia desses dois países, eles vão perder o seu principal comprador.
           Os Estados Unidos exporta para o Canadá, aproximadamente 55% de sua produção. A partir do final da 1° Guerra Mundial os EUA passam a assumir o desenvolvimento econômico do Canadá, e ele manda para o Canadá muitas riquezas norte-americanas, como por exemplo, a Texaco, a IBM, a GM. Então os Estados Unidos mandam muitas de suas indústrias para territórios canadenses.
           O Nafta é um bloco econômico que congrega, que tem como membros 3 países que formam a América do Norte, são eles: México, EUA e Canadá. O principal objetivo do Nafta é aumentar o volume de comercialização entre esses 3 países. Com isso eles tiveram que derrubar as tarifas alfandegárias (taxas de importação). 
Estados Unidos
           Eles representam a maior economia do mundo, porque a economia norte-americana possui um dos maiores parques industrial do mundo, é uma economia altamente industrializada.
           Os EUA foi o primeiro país a exportar a ideia de ter transnacionais (multinacionais). Essa ideia surgiu no final da 2° Guerra Mundial. A economia européia estava arruinada por causa da guerra, então para ajudar a recuperar essa economia os norte-americanos enviaram filiais para Europa com o objetivo de recuperar as indústrias européias.
           A economia norte-americana não exportou apenas essa ideia de transnacionais, ela exportou também padrões de consumo, influencia cultural. Com o Mcdonalds, por exemplo, observamos que pelo menos duas coisas eles exportaram: a multinacional e a influência norte-americana (em termos culturais).
Empresas multinacionais = tem sede em um país e abrem filiais em outros.
           Os Estados Unidos entram em conflito com vários países, porque há interesse econômico. Hoje no cenário mundial o que mais motiva as tropas norte-americanas a invadirem vários territórios é a busca pelo petróleo, mas isso não significa que o interesse é somente pelo petróleo.
Essa grande cobiça pelo petróleo de outros países se deve pelo fato de ser um produto muito consumido (os EUA é o país que mais consome petróleo no mundo) e muito dependente dessa fonte energética.
           Os norte-americanos juntamente com a OTAN estão fazendo ataques dentro da Líbia com o objetivo de derrubar o ditador Cadaf. Com o objetivo de assegurar o fornecimento de petróleo para o continente americano.
           A morte do Bin Laden está sendo aproveitada para a autopromoção do Obama, por causa das eleições presidenciais que ocorreram próximo ano nos EUA. E ele está se valendo desse fato para alavancar a sua candidatura e a sua possível reeleição. Então ele está utilizando desse fato em um contesto político. O Obama não foi mais competente que Jorge Bush, ele teve mais sorte. Isso foi uma manobra política.
           As indústrias maquiladoras estão localizadas no México. Elas são empresas que dão o acabamento final a determinados produtos, como: eletrônicos, carros, brinquedos. Essas indústrias estão no México por causa da mão de obra mais barata. E a mão de obra mais utilizada é a feminina, que é mais barata ainda.
           Manufacturing Belt é a área de industrialização mais antiga, que vem perdendo espaço para a nova área de industrialização que é o Sun Belt, localizado ao sul e oeste dos EUA. O Sun Belt é uma área de industrialização mais nova e principalmente de elevada tecnologia.

Estados Unidos: superpotência mundial
           O aumento da produção agrícola e da atividade artesanal propiciou o crescimento do mercado interno, acelerando a expansão das manufaturas, do comércio e das casas bancárias. A ampliação dessas atividades permitiu uma significativa acumulação de capital que passou a ser investido nas primeiras fábricas, as quais, posteriormente, impulsionaram o desenvolvimento industrial e econômico do país.
           Assim como no Canadá, a construção de ferrovias nos Estados Unidos foi fundamental para a ocupação do território.
Fordismo
           A organização do trabalho, visando maior produtividade e maior lucro.

Protecionismo econômico
           Os EUA interferem no comércio internacional, aumentando os impostos para que a população local prefira comprar produtos nacionais, (por saírem mais baratos) do que internacionais. Isso fortalece a economia local.

Economia estadunidense no século XVIII
           Ocorreu prosperidade econômica pela expansão do mercado consumidor interno e crescimento da produção industrial.

Século XIX
           Pela necessidade de matéria prima para a indústria, a mineração teve grande impulso, principalmente a exploração de carvão e ferro.

 Século XX
           Houve desenvolvimento das indústrias siderúrgicas e metalúrgicas, principalmente, relacionadas ao transporte, como fabricas de navios, trens e automóveis. 

3 comentários: