domingo, 23 de fevereiro de 2014

Classificação dos seres vivos

                         A biologia teve um maior avanço depois da descoberta da microscopia, pelo fato de existirem inúmeros seres que só podem ser vistos por meio de microscópios. Porém há coisas como, o material genético que só podem ser vistos por meio do microscópio eletrônico.
            A linhagem inicial de organização dos seres vivos, seria classifica-los de acordo com o meio em que vivem: aéreo, terrestre, aquático. Uns produzem seu próprio alimento, outros não. Uns se reproduzem sozinhos, outros não. Uns tem o metabolismo complexo e outros simples.
            Os vírus não possuem células, portanto são seres acelulares. Porém mesmo assim são classificados como seres vivos.
            Existem seres vivos formados por uma única célula: os unicelulares. Há também os que são formados por vários tipos de células: os pluricelulares. Os vírus também são seres vivos, porém eles apresentam uma estrutura acelular.
            Os vírus apresentam uma estrutura muito simples: um capsídeo envolvendo seu material genético (o DNA). O protozoário é unicelular e geralmente apresenta um flagelo, responsável por sua locomoção. Já os mamíferos e as plantas são seres pluricelulares, ou seja, formados por vários tipos de células.
            A bactéria é um ser procarionte (célula que ainda não está totalmente organizada), é um ser primitivo, porém, nem todos os seres que possuem célula procarionte serão primitivos. A célula animal é uma célula eucariótica, do grupo dos eucariontes, uma célula mais organizada.
            A célula bacteriana apresenta uma parede celular, envolvendo a célula. Logo depois há a membrana plasmática, que é um envoltório mais interno. Além de proteção ela permite trocas entre a bactéria e o meio ambiente. Trocas de alimentos, água, oxigênio. Na região interna da bactéria há o hialoplasma, região do citoplasma onde são encontradas algumas estruturas, como os ribossomos (a única organela das bactérias) que são responsáveis pela síntese proteica da bactéria; nucleóide (não apresenta envoltório nuclear): material genético bacteriano (fita de DNA – responsável pela hereditariedade). A característica principal da célula procariótica da bactéria é a ausência de envoltório nuclear. O DNA é encontrado no citoplasma.
            Já a célula animal é eucarionte, e possui a carioteca, um envoltório importante que protege o material genético. No citoplasma da célula animal também é encontrada a mitocôndria (pulmão da célula), organela responsável pela respiração celular. Há também o retículo endoplasmático liso e rugoso, a diferença entre eles é que no rugoso há ribossomos aderidos à sua estrutura. Complexo de Golgi é responsável pelo armazenamento e secreção da célula, substâncias que são produzidas são guardadas no Complexo e serão posteriormente secretadas. Centríolo responsável pela formação do fuso celular durante a mitose (divisão da célula). Lisossomo: organela responsável pela digestão de partículas que penetram na célula. Percebe-se então, que a célula animal possui envoltório nuclear e várias organelas responsáveis por exercer diferentes funções dentro da célula.
            Os vírus são seres acelulares, de uma estrutura muito simples. A estrutura viral é composta por um capsídeo, envolvendo o material genético dos vírus. O material genético dos vírus pode ser o DNA o RNA, e são responsáveis pela hereditariedade dos vírus, pelas mutações que ocorrem nos vírus. No caso do HIV, o vírus da Aids é um retrovírus, pois apresenta RNA como material genético.
            Os vírus são parasitas e quando ele apresenta o DNA como material genético, parasita uma célula cujo material genético seja o RNA. Já quando o vírus possui RNA, parasita uma célula com DNA.
Resumo da organização da estrutura celular dos seres vivos
Celulares
Procariontes
Bactérias


Cianobactérias
Eucariontes
Protozoários

Homem, Vegetais
Acelulares
Vírus

           
                        Diferenças entre célula bacteriana e animal:
Bactéria: Ausência da Carioteca (membrana nuclear ou envoltório nuclear);
                              Presença de Ribossomos e Material Genético.
Animal: Presença da Carioteca e muitas organelas desempenhando diferentes funções, no citoplasma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário